Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Junho de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Abaixo-assinado virtual cobra medidas da 3ª CRE

, 6 de abril de 2019 às 10h14

A situação da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio, que está sem servidores para atender à biblioteca, motivou a criação de um abaixo-assinado no site change.org. A biblioteca iniciou o ano letivo fechada para os estudantes, que se sentem prejudicados, sem ter local de pesquisa e produção de trabalhos cobrados em aula. Como voluntários, eles têm se revezado para manter o local aberto, porém muitos horários e turmas ainda ficam desassistidos.

A iniciativa de fazer o abaixo-assinado, cobrando providências à 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), partiu da Juventude Católica de Arroio do Meio (Jucaam), que possui alunos da escola como integrantes. A estudante universitária Larissa Barreto Muller, responsável pela publicação do abaixo-assinado no site, explica que mesmo os ex-alunos da escola se sentiram sensibilizados com a situação. “O grupo de jovens que eu participo (Jucaam) todos os anos se propõe a fazer uma ação conforme o tema da Campanha da Fraternidade. E esse ano, o tema é ‘Fraternidade e políticas públicas’. Assim, tivemos a ideia fazer algumas atividades durante o ano que tivessem a ver com um dos direitos fundamentais, que deveriam ser garantidos por lei à cada cidadão. Foi então que os integrantes do grupo, que frequentam a Escola Guararapes (a maioria de nós) comentaram sobre o estado da biblioteca, e como eles estavam sendo prejudicados com isso. Então pensamos dar essa ênfase inicial à educação de qualidade dentro da nossa comunidade, pois mesmo os que não estudam nesta escola, ou que já estão na faculdade, foram ou estão inseridos em um meio de ensino, e gostariam de ver suas instituições igualmente valorizadas”, declara. A universitária se surpreendeu com a repercussão do abaixo-assinado virtual, que passou a ser divulgado por redes sociais, WhatsApp e e-mail. “Educação de qualidade e para todos tem tudo a ver com políticas públicas e é nosso dever como cidadãos e eleitores conferir o trabalho de nossos governantes e cobrar quando necessário”, completa Larissa.

Quem quiser participar, deve acessar: www.change.org/p/terceira-coordenadoria-regional-da-educação-nos-ajude-a-reaver-nossa-biblioteca

Por daiane