Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 22 de Janeiro de 2021

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Vento forte causa estragos nos municípios

, 15 de fevereiro de 2019 às 8h43

O final da tarde da segunda-feira, dia 11, ficou marcado por uma tempestade que provocou prejuízos em alguns municípios do Vale do Taquari e interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Um dos principais estragos foi registrado nos prédios das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Carlos Gomes e de Educação Infantil Pequenos Passos, situadas no bairro Cidade D’água, Marques de Souza. Na Carlos Gomes, quatro salas de aula e a biblioteca ficaram destelhadas. Na Pequenos Passos os danos foram menores. De acordo com a secretaria da Educação, o sinistro adiará o início do ano letivo. O começo das aulas vai depender do laudo técnico e do conserto dos estragos.

A Defesa Civil municipal também apurou pequenos destelhamentos, galhos atingindo redes elétricas e interrupção momentânea do fornecimento de energia elétrica.

Em Travesseiro, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Lasiê Amauri Delazeri, o fornecimento de energia ficou interrompido por duas horas, e além disso, foram registrados pequenos destelhamentos.

Em Arroio do Meio, conforme o secretário de Obras e Coordenador de Defesa Civil, Paulo Heck, a tempestade provocou quedas de redes de energia elétrica e telefonia nos bairros Bela Vista e Dom Pedro II e pequenos destelhamentos e quedas de árvores em São Caetano. “Na semana passada o vento derrubou postes de telefonia que estavam podres. Desta vez, os postes que estavam em condições mais precárias, acabaram tensionando os demais postes da rede”, detalha.

Segundo Heck, a equipe da RGE Sul isolou os pontos das quedas e desviou a eletricidade por outra rota de redes, garantindo o reestabelecimento da energia ainda no início da madrugada, para as localidades de Rui Barbosa, Picada Arroio do Meio, Linha 32, Forqueta, Forqueta Baixa e São Caetano.

Em Capitão foram registrados pequenos destelhamentos e interrupção no fornecimento de energia por mais de uma hora e meia. A localidade de São Domingos ficou sem energia até a terça-feira. Outro dano registrado foi o rompimento do cabo de telefonia fixa, atingido por forte vento em Linha Estefânia, Nova Bréscia, a 300 metros da divisa com o município. A localidade foi uma das mais atingidas.

Por daiane