Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Julho de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Meio Ambiente

Materiais para descarte podem ser entregues em Eco Pontos a partir de segunda-feira

, 22 de fevereiro de 2019 às 9h11

A partir da segunda-feira, dia 25, Arroio do Meio terá quatro Eco Pontos permanentes de recebimento de materiais para descarte. O anúncio foi feito na terça-feira à noite, na Casa do Museu, pela coordenadora do Departamento de Meio Ambiente Rose Maria Grassi, em ato que antecedeu a reunião do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário (Conar) e contou com a presença do prefeito Klaus Werner Schnack. Na noite também foi lançada a 30ª edição da Campanha Jogue Limpo Com Arroio do Meio, que se realiza neste sábado, na Rua de Eventos, das 8h às 11h, e anunciado o recolhimento de lonas de silagem no interior.

Os Eco Pontos serão instalados nas subprefeituras de Forqueta, Palmas, Arroio Grande e no Setor de Serviços Urbanos. Os munícipes poderão fazer a entrega de material descartável durante o horário de funcionamento das repartições, depositando-o no local adequado. A ideia é fazer com que as pessoas não precisem mais aguardar as datas das campanhas na Rua de Eventos para encaminharem o material para descarte, bem como facilitar o deslocamento.

Quanto ao recolhimento de lonas de silagem, tanto Rose quando o prefeito Klaus, salientaram que é uma necessidade. A ação experimental, que visa dar uma oportunidade aos agricultores para fazer o descarte de forma correta, está prevista para acontecer simultaneamente ao recolhimento das embalagens de agrotóxicos, agendada para abril. Detalhes de como será feita a coleta das lonas serão divulgados nas próximas semanas.

Klaus observou que a Administração vem avançando no que diz respeito ao recolhimento de resíduos e que hoje todas as localidades do interior possuem coleta semanal. Até pouco tempo, o lixo seco era recolhido somente uma vez ao mês. Disse que o foco de todas as ações do programa Nossa Cidade, Meu Lar é o conforto das pessoas, seja da área rural ou da urbana.

30ª Jogue Limpo com Arroio do Meio

Rose destacou que a Jogue Limpo com Arroio do Meio teve origem em 2011 como uma campanha de recolhimento de televisores e depois eletrônicos. Ao longo dos anos foi crescendo, incorporando diferentes materiais e remodelando-se ao formato atual: um sábado de manhã a cada dois meses, das 8h às 11h na Rua de Eventos, destinando lâmpadas, pilhas e baterias, medicamentos vencidos, óleo de cozinha, eletroeletrônicos, sucatas, vidros, garrafas pet, latas de alumínio, papéis, plásticos. “A contribuição desta campanha para a não poluição do meio ambiente é notável. Destinamos mais de 3.000 televisores, toneladas de vidros, milhares de litros de óleo de cozinha, tudo para reciclagem, então de certa forma podemos dizer que é a coleta seletiva do nosso município, e com 100% de aproveitamento”.

Por daiane