Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 20 de Março de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

Deputado recebe demandas do Vale em assembleia da Amvat

, 23 de fevereiro de 2019 às 9h30

Na primeira assembleia geral do ano, realizada no dia 15, em Estrela, o deputado Lucas Redecker (PSDB) recebeu da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), as principais demandas da Região em âmito estadual e federal. A participação de parlamentares nos encontros dos prefeitos é uma das propostas da diretoria da entidade, com o objetivo de fazer com que venham durante todo o seu mandato aos municípios, para cobrar e apresentar sugestões para os problemas. Desta forma, de acordo com o presidente Jonatan Brönstrup, poderão, por meio de seus gabinetes, acompanhar os pleitos. “Queremos fazer encontros propositivos, com uma atuação organizada em prol do Vale do Taquari”, enfatizou Brönstrup na abertura da assembleia, que contou com a participação de prefeitos e vice-prefeitos de mais de 20 municípios.

Redecker, que foi o deputado federal mais votado do Vale do Taquari, frisou que, independente de relações partidárias, seu gabinete está de portas abertas a todas as lideranças. Enfatizou que a família Redecker tem compromisso com o Vale e destacou a necessidade de organização para a solução dos problemas e a melhoria da infraestrutura. Em sua manifestação, o parlamentar abordou a Lei Kandir, a situação da cadeia do leite e do abastecimento de energia, entre outras. Disse que foi importante a Amvat ter ido ao Procon-RS expor as dificuldades quanto aos serviços prestados pela RGE Sul, mas aconselhou que, se nada ocorrer, deve ser feita manifestação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Ela (a Aneel) é efetiva na punição e tem ações rápidas”, disse, colocando-se à disposição para agendar uma reunião no órgão se for preciso.

A desburocratização no repasse dos recursos federais foi outra solicitação apresentada, tendo em vista a demora na liberação, o que tem inviabilizado obras nos municípios.

Outro debate realizado foi em relação à saúde, pela dificuldade que os municípios têm encontrado para o pagamento de profissionais. Conforme os prefeitos, há recursos para equipamentos, mas não para a manutenção. O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa VRT), Klaus Werner Schnack, aproveitou para solicitar ao deputado apoio para a doação de área – localizada na Avenida Benjamin Constant, em Lajeado – de propriedade do Estado, para a construção de um Centro Regional de Especialidades Médicas, com área estimada de 1.542 metros quadrados e custo de R$ 3,2 milhões.

Ao final, Redecker reforçou seu compromisso com a Região. “Quero que o Vale seja referência. Vou fazer um grande esforço para resolver os problemas de todos, apoiando as reivindicações juntos aos governos estadual e federal”, encerrou.

Por daiane