Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 21 de Abril de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Apartes

Davi e Golias

8 de fevereiro de 2019 às 8h15

Sobre a histórica eleição de Davi Alcolumbre para o Senado, no último sábado, derrotando Renan Calheiros houve quem fizesse alusão à épica e bíblica vitória de Davi sobre Golias. O nome dele é Davi Samuel Alcolumbre Tolebem, um comerciante de profissão e que está na política desde 2001 quando se elegeu vereador no Macapá, Amapá. Tem como religião o judaísmo.

Movimento de renovação

Para Gustavo Kasper, coordenador político no Vale do Taquari do deputado Jerônimo Goergen “a derrota de Renan Calheiros vai fazer bem para o Brasil e acompanha um movimento de renovação, já que Renan e seus aliados comandavam a Casa há muito tempo. A expressiva renovação nas últimas eleições já vinha sinalizando esta mudança. O novo presidente, Davi Alcolumbre, terá a missão de liderar as reformas necessárias e consideradas urgentes. Pela aproximação que tem com o governo, me parece que este caminho está mais aberto e possível. Também pela reeleição de Rodrigo Maia na Câmara que já vem demonstrando sintonia com as pautas propostas.”

Coragem

O ex-prefeito Sidnei Eckert (MDB) classificou como corajoso e positivo o movimento que ocorreu no Senado para tirar a presidência de Renan Calheiros para o quinto mandato.

Em relação ao cenário local, desmentiu a especulação de que poderia sair do MDB.

Paz e tolerância

O adolescente Guilherme Elemar Bruxel, 14 anos, viveu na última quarta-feira uma experiência muito especial em Roma, no Vaticano. “Me senti muito ansioso, mas feliz. Acho que foi um dos dias mais felizes da minha vida. Depois de assistirmos à missa e à catequese, uma multidão queria chegar no Papa Francisco e conversar com ele ou ouví-lo. O Papa falou sobre a viagem que fez aos Emirados Árabes seguindo o que pregava Francisco de Assis há 800 anos em busca da paz e tolerância para as diferentes religiões que não podem ser motivo para guerras. Me esforcei para chegar perto e ele abençoou meu crucifixo. Mas o que isto vai significar para a minha vida e futuro ainda não sei. Rezei e agradeci.” Guilherme é filho de Sandra e Jorge Bruxel. Neto da Dona Ilse, minha mãe. Mora em Farroupilha e desde os 5 anos é coroinha, algo que sempre gostou muito de fazer.

Sem acesso

O jornal O Alto Taquari está com dificuldades de receber informações públicas da Administração de Travesseiro há cerca de três meses. O assessor de imprensa não soube precisar as causas, mas disse que o prefeito pediu para não mandar para o jornal. Nos bastidores comenta-se que entre as causas estaria o fato do prefeito não ter gostado de uma matéria veiculada pelo jornal na edição dia 9 de novembro, fazendo projeções sobre o futuro político do município. Restringir e dificultar informações ao público certamente não é o melhor caminho.

Educação

Ricardo Vélez Rodrigues, o ministro da Educação, está fazendo declarações polêmicas. Nunca é demais lembrar que além de uma economia estável, segurança pública, ajuste fiscal, o país precisa de educação de qualidade. O ministro que é teólogo, filósofo e professor colombiano, naturalizado no Brasil, não está convencendo sobre os rumos da educação no país. Aliás, não é de hoje que se discute a qualidade da educação.

Por daiane