Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Julho de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Ano inicia com investimentos em ampliações e modernização do setor primário

, 2 de fevereiro de 2019 às 9h30

Mais de 800 famílias de produtores rurais foram atendidas pela Secretaria Municipal da Agricultura de Arroio do Meio ao longo de 2018. Os serviços incluem cerca de três mil horas/máquina para incentivo a novos empreendimentos, ampliações e modernização de infraestruturas nas propriedades rurais, em parceria com a secretaria de Obras, e mais de 1.660 cargas transportadas. Além disso, 115 produtores foram atendidos com 675 horas/máquina, por meio do Programa de Incentivo com Máquina Terceirizada e cerca de mil silos foram fechados no período.

Essa semana a prefeita em exercício Eluise Hammes, o secretário da Agricultura, Eloir Lohmann e o assessor Renato Zanella visitaram produtores rurais de diferentes localidades do município. Em Forqueta Baixa estiveram na propriedade de Luís Rempel, que se prepara para construir dois novos chiqueiros com capacidade para mil suínos no sistema Double Stock, que inclui duas etapas de terminação. Com projeção de sucessão familiar, Rempel prioriza a obra a partir de fevereiro e pretende alojar os primeiros suínos ainda no primeiro semestre.

Em Forqueta, os representantes da Administração Municipal visitaram a propriedade da família Immich, onde a sucessão já é uma realidade, com o envolvimento de três gerações – Ditmar, o filho Eder e o neto Fábio. “As mulheres são nossos braços direito, nos ajudam em tudo”, enaltece Eder, referindo-se à mãe e à esposa. A família trabalha com suínos, bovinos e aves, e construiu um pavilhão com dois silos secadores, com capacidade para 60 mil quilos cada. Immich ressaltou a importância do apoio do Poder Público para as melhorias nas propriedades, a exemplo das horas/máquinas executadas.

Na sequência, o grupo seguiu para a propriedade de Elmo Warken, em Linha 32, onde está sendo construído um Compost Burn – sistema de confinamento com cama de serragem para cerca de 60 vacas. O espaço para descanso e alimento visa conforto e bem-estar animal. Na mesma localidade, o grupo visitou a propriedade de Vilson Horn, onde recentemente foram concluídos dois silos trincheiras com capacidade de 23 hectares cada. “Aos poucos podemos perceber a diminuição dos silos convencionais, graças aos investimentos de produtores na execução de silos trincheira, o que garante agilidade, qualidade e economicidade aos produtores e ao Poder Público”, explica Lohmann.

Encerrando o roteiro, visitaram o abatedouro e agroindústria Rahmeier, em Palmas, onde a família está executando uma obra que garante a ampliação e modernização do empreendimento. Segundo Régis, as novas instalações permitem multiplicar os atuais 50 animais abatidos por semana para até 270 no mesmo período. Durante as visitas, Eluise enalteceu o trabalho dos produtores em prol do desenvolvimento do município. “Acreditamos que se as famílias vão bem, a comunidade vai bem e o município se fortalece”, agradeceu.

Por daiane