Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Abril de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Eventos

Alunos da rede municipal e estadual retornam às salas de aula na quarta-feira

, 15 de fevereiro de 2019 às 9h20

Mais de 2 mil alunos da rede municipal e aproximadamente 520 da rede estadual de Arroio do Meio retornam às salas de aula na quarta-feira, dia 20. Cada uma das 13 Emefs, de acordo com sua realidade, irá preparar alguma atividade especial para recepcionar os estudantes. Antes das boas-vindas aos alunos, diretores e professores das redes municipal, estadual e educação infantil passam por um processo de formação e planejamento das atividades do ano que inicia.

Na quarta-feira, a abertura das atividades ocorreu no morro São José com as diretoras das Emefs e Eceis, seguida de reunião administrativa. “Os professores retornam às escolas na segunda-feira, dia 18, onde participam de reuniões de planejamento”, frisa a secretária de Educação, Mara Betina Forneck. À noite, cerca de 105 professores participam do Seminário de Educação promovido pela Univates.

A abertura oficial do ano letivo para os professores e diretores ocorre terça-feira, às 19h, no CTG Querência do Arroio do Meio. A atividade contempla em torno de 220 professores e diretores das redes municipal e estadual, além das 140 educadoras das Eceis. “O momento de reencontro contará com palestra da diretora da Escola de Educação Infantil Caminhos, de Lajeado, Daniela Abreu. A educadora irá falar sobre a acolhida aos novos alunos e a importância do vínculo afetivo, abordando a importância do professor no processo escolar e do seu suporte afetivo com os alunos”, salienta Mara. Após a palestra, haverá apresentação do espetáculo Querência, Andança, Arte e Cultura.

O Turno Integral também retorna. Sete escolas oferecem o programa que contempla aproximadamente 240 alunos. Neste ano duas novas turmas serão abertas, uma na Escola João Beda Körbes e outra na Escola Princesa Isabel. Outra questão importante são as reformas e pequenas melhorias realizadas nos educandários durante as férias escolares.

Mara afirma que todas as escolas, sejam Emefs ou Eceis passaram por melhorias. “Entre algumas das obras realizadas está a troca do piso na Emef Afonso Celso, em Picada Arroio do Meio, as adequações para atender a Educação Infantil na Escola Arlindo Back, em Forqueta, a ampliação de duas novas salas de aula para o Turno Integral na Emef João Beda Körbes, assim como na Emef São Caetano, onde a ampliação dará espaço a um auditório multiuso e uma sala de aula, além de pequenos ajustes na Emef Barra do Forqueta”. A secretária ainda destaca o serviço de troca de telhado, pintura e parte elétrica realizado na Ecei Trenzinho da Alegria, no bairro Aimoré, assim como pequenos reparos nas demais instituições como pinturas, troca de portas, vidros e lâmpadas, entre outros.

Guararapes volta às aulas com mais de 500 alunos

A Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes também recepciona na quarta-feira os cerca de 520 alunos da rede. A instituição atende estudantes do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental nos três turnos, além do Ensino Médio pela manhã e à noite. Segundo a diretora, Silvana Saldanha Martins Hanke, ainda há alunos vindo fazer sua inscrição e matriculando-se, o que pode aumentar o número de estudantes.

No retorno do ano letivo, os alunos serão recepcionados pelo Grêmio Estudantil com algumas surpresas animadas, para sentirem-se motivados para o início de mais um ano escolar. Silvana afirma ainda, que os alunos novos têm uma atenção especial com visitas aos ambientes escolares guiadas pelos integrantes do Grêmio Estudantil.

Enquanto isso, aproximadamente 40 professores retornaram às atividades ontem, dia 14, com uma viagem de estudos ao Templo Budista de Três Coroas. Nos dias 18 e 19 terão reunião pedagógica e, com os professores da rede municipal de ensino, participarão do Congresso de Educação da Univates e da palestra de abertura no CTG Querência do Arroio do Meio.

Durante as férias, o prédio escolar passou por melhorias, tendo como principal objetivo garantir a segurança dos alunos. “Estamos aguardando o término da reforma elétrica, com a instalação do transformador exclusivo para atender a demanda. Pinturas e pequenas melhorias também estão sendo feitas”. Já na área coberta, onde são realizados encontros, reuniões e palestras, receberá melhorias através do CPM, com a instalação de uma estrutura metálica que fechará parcialmente a área coberta, diminuindo os problemas com frio e chuva. “O valor investido será em torno de R$ 12 mil. É uma necessidade urgente para o espaço ser melhor aproveitado, com maior comodidade nos eventos da escola”, ressalta Silvana.

Por daiane