Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Julho de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

Instituições bancárias incentivam o uso do cartão no lugar de dinheiro para ampliar a segurança

, 19 de janeiro de 2019 às 9h30

O prefeito Klaus Werner Schnack esteve reunido na manhã da quarta-feira, 16, com a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Leonísia Kunzler e gerentes das instituições bancárias instaladas em Arroio do Meio, Jair de Almeida e Fábio Alexandre Majolo – Siredi, Fábio Rocha Nerbas – Banco do Brasil, Giovani Montanha Fernandes – Caixa Econômica Federal e Diva Berticell Guzzo – Banrisul.

Na ocasião, foram abordadas medidas de prevenção e a importância do incentivo ao uso do cartão de débito no lugar do dinheiro de cédula, visando ampliar a segurança do comércio, dos clientes, das instituições e do município como um todo. De acordo com os bancários, ações pontuais já são realizadas em cada instituição, mas surtiriam mais efeito com o engajamento dos comerciantes e clientes, que podem ampliar sua segurança ao substituir a circulação de dinheiro pelo uso de cartão nas transações comerciais.

Pensando numa ação conjunta entre comerciantes, instituições bancárias, secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Comitê Gestor Integrado de Segurança Pública, o grupo definiu um encontro para o dia 12 de março, às 19h, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (Acisam). O evento será marcado por uma palestra e cases sobre Segurança no Comércio, com dicas e orientações de prevenção. Mais detalhes serão divulgados adiante.

Previna-se

Além de dar preferência ao uso do cartão de débito no lugar da cédula de papel, para evitar a circulação de dinheiro entre os estabelecimentos, outras dicas importantes asseguram sua família neste período de férias.

• Evite divulgar seu destino nas redes sociais, alertando delinquentes sobre a fragilidade da casa enquanto a família desfruta o veraneio;

• Cuidado com luzes externas ligadas e jornais acumulados no pátio por dias consecutivos;

• Confira a eficiência de fechaduras e aberturas da residência antes de viajar.

UTILIZE CARTÃO

* Entre os benefícios que o cartão de crédito traz estão o pagamento da fatura no mês seguinte a compra, parcelamento, sistema de pontos, e acesso a compras on-line;

*Já se optar pelo uso do cartão de débito, o valor da compra é descontado de imediato na conta, sendo de fácil conferência através do extrato da conta-corrente.

Curiosidade: O cartão de crédito está entre as formas de pagamentos mais utilizadas pelos brasileiros. A comodidade, a praticidade e a segurança na utilização fazem deste meio uma ferramenta muito conveniente no dia a dia. O valor movimentado com o cartão de crédito aumentou, em 2017, em 12,4% em relação a 2016, de acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.

Por daiane