Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 20 de Junho de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Governo estadual estuda mudanças nas Coordenadorias Regionais de Educação

, 11 de janeiro de 2019 às 13h57

As Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) devem passar por mudanças num futuro próximo. Pelo menos é o que sinaliza uma nota emitida na quarta-feira pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). No documento a Secretaria salienta que o sistema com 29 CREs e a Divisão de Porto Alegre foi criado no milênio passado para agilizar a comunicação entre a Seduc e as mais de 2,5 mil escolas da rede estadual. Suas diretrizes e atuação são baseadas em formas de comunicação anteriores a adventos como celular, e-mail e, sobretudo, mídias sociais.

Com base nisso a estrutura atual de CREs precisa ser otimizada e os os meios digitais de comunicação fazem com que seja possível uma estrutura mais leve e capaz de gerar melhores resultados em um tempo mais curto.

A nota reitera que o estudo é preliminar e por isso ainda não há definições sobre a quantidade de sedes e de servidores. A reformulação leva em conta benefícios pedagógicos, estruturais e nos Recursos Humanos. “A reforma no sistema é uma necessidade para uma rede que teve, nos últimos 15 anos, uma redução de cerca de 600 mil alunos na rede pública estadual. Vai ajudar a enxugar a máquina pública e, ainda trazer benefícios para toda a comunidade escolar”, diz o documento.

A Seduc informa que está buscando, com as demais secretarias estaduais, a viabilidade de concentrar nos mesmos locais diversos serviços ofertados pelo Estado. “Estão sendo avaliadas formas de gestão otimizada em todas as áreas da Seduc, um compromisso do governo estadual. Transporte de alunos, realocação de servidores e todas as formas de redução de custos, sem perda na qualidade de serviço, serão adotadas”, reforça a nota.

Por daiane