Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 11 de Dezembro de 2018

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Secretaria Municipal de Saúde promove dois sábados voltados à prevenção

, 30 de novembro de 2018 às 8h23

O Posto de Saúde Central de Arroio do Meio estará aberto neste sábado, 1º de dezembro, das 8h às 11h30min, para o Dia de Mobilização – teste rápido e vacinação. Na ocasião, serão realizadas vacinas para todas as idades, visando colocar a carteirinha de vacinação em dia, além de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, como Aids, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. O serviço é gratuito e sigiloso, coordenado por profissionais de saúde.

No sábado passado mais de 1.230 exames e serviços foram ofertados na Feira Anual da Saúde, realizada no Posto de Saúde Central e Quadra Esportiva da Escola Estadual Guararapes, dentro da programação de aniversário dos 84 anos de Arroio do Meio. Como registrado anualmente, os exames mais procurados foram de colesterol – 354 e diabetes – 291, seguidos de exame de próstata – 248 e verificação de pressão arterial – 192. Ainda foram realizados exames de pré-câncer, mamografias, avaliações nutricional e de saúde bucal e orientações de saúde preventiva com profissionais capacitados.

De acordo com o secretário de Saúde, Gustavo Zanotelli, ao longo do ano são realizadas diversas ações visando a saúde preventiva, qualidade de vida e o bem-estar da comunidade. “Em outubro reforçamos a atenção na saúde da mulher, com o trabalho focado na prevenção do câncer de mama e colo de útero. O trabalho segue com o Novembro Azul, focado na saúde do homem”, afirma o secretário.

A Feira Anual de Saúde é promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e conta com o apoio do Hospital São José, Laboratório São José, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Ervateira Roda do Mate.

Por daiane