Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 11 de Dezembro de 2018

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Municípios iniciam controle do mosquito borrachudo

, 16 de novembro de 2018 às 8h42

Os dias mais quentes do ano chegaram e junto com eles, a proliferação do mosquito borrachudo. A infestação pelo inseto causa transtornos para os moradores da área rural e em algumas partes da urbana.

Para minimizar estes efeitos iniciou na terça-feira (13) em Marques de Souza, a aplicação do BTI, que é um larvicida biológico de combate à reprodução do mosquito borrachudo. A atividade ocorreu no arroio Tamanduá e é uma parceria das secretarias de Saúde, Agricultura e Obras. Serão três aplicações ao longo dos meses de novembro e dezembro. As demais localidades serão contempladas conforme a demanda.

Já em Arroio do Meio, uma parceria entre a Emater-RS/Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura e dezenas de aplicadores voluntários, garante a aplicação do BTI há mais de 20 anos. A primeira etapa do controle do borrachudo iniciou há 15 dias. Neste fim de semana os 65 aplicadores devem dar sequência ao trabalho, aplicando novamente o BTI nos pontos pré-definidos. Todo o trabalho de cálculo de quantidade e pontos de aplicação, bem como a orientação aos voluntários são feitos pelos técnicos da Emater.

Por daiane