Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 21 de Novembro de 2018

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Finados: dia de homenagear os mortos

, 1 de novembro de 2018 às 9h30

No Brasil o Dia dos Finados, é lembrado com feriado nacional em 2 de novembro (sexta-feira). Na data milhares de pessoas devem se deslocar aos cemitérios para homenagear seus entes queridos. Como de costume, as lápides já vêm sendo limpadas e ornamentadas, deixando o visual mais colorido.

Em Arroio do Meio há oito cemitérios católicos, situados em Bela Vista, São Caetano (Morro Vermelho), Forqueta, Linha 32, Picada Arroio do Meio, Palmas, Arroio Grande, Dona Rita; seis cemitérios evangélicos localizados em Bela Vista, Aimoré, Forqueta, Palmas, Picada Arroio do Meio, São Caetano (Morro Vermelho). E há ainda o cemitério municipal, no bairro Bela Vista. Praticamente todos estes campos-santos receberam limpeza, cortes de grama, roçadas e pequenas manutenções.

Durante a semana foram feitos os últimos ajustes, incluindo a retirada de flores velhas, que deve ter sequência na semana posterior ao feriado. Já a limpeza dos túmulos fica por conta dos familiares.

É o que fez o casal Euclécio, 57 anos e Marlise Schneider, e a amiga Sônia Borscheid, de 71 anos, moradores do bairro Medianeira, na segunda-feira, dia 29. “Também costumamos visitar o cemitério durante o ano, nos aniversários de entes falecidos que são homenageados com flores”, revelam.

Em caso de bom tempo o trio pretende comparecer à missa que ocorre no Cemitério de Bela Vista na manhã de sexta-feira. “Limpar, organizar e enfeitar os túmulos é um compromisso que fizemos questão de honrar. Lembramos com emoção das lições de vida e também das atitudes dos familiares, amigos e vizinhos aqui enterrados”, detalham.

Segundo eles, a cultura de visitar os falecidos foi passada de geração em geração. “Além da Igreja Matriz, frequentamos as missas mensais realizadas no salão de nosso bairro, e outras comunidades conforme oportunidade ou necessidade, além de acompanhar celebrações na televisão. Antigamente íamos na missa a pé”, comparam. Confira os horários das missas e cultos na página 6 dos Classificados.

Por daiane
Moradores do bairro Medianeira, Euclécio, Marlise e Sônia estiveram no cemitério de Bela Vista durante a semana para organizar túmulos de parentes e pretendem participar da missa de sexta-feira em caso de bom tempo

Moradores do bairro Medianeira, Euclécio, Marlise e Sônia estiveram no cemitério de Bela Vista durante a semana para organizar túmulos de parentes e pretendem participar da missa de sexta-feira em caso de bom tempo