Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Setembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Caminho Autoguiado de Arroio do Meio será inaugurado dia 25 de novembro

, 16 de novembro de 2018 às 8h57

A Amturvales e Passeios na Colônia lançaram na segunda-feira à noite, na Casa do Museu, o Caminho Autoguiado de Arroio do Meio. O município será o décimo a ser contemplado na iniciativa, tendo como atrativos vislumbrar paisagens e empreendimentos situados ao longo do caminho.

Um dos idealizadores do projeto, Alício de Assunção, relembrou os sete anos do Passeios na Colônia, destacando que o principal objetivo do caminho autoguiado é possibilitar às pessoas a oportunidade de caminharem, sem guias, em um trecho sinalizado. O primeiro caminho autoguiado foi inaugurado em dezembro de 2017 no distrito de Tamanduá, Marques de Souza.

A inauguração do caminho arroio-meense se dará no domingo, dia 25 de novembro, com um percurso total de 19,7 quilômetros. O caminho inaugural será percorrido pelo grupo do Passeios na Colônia. Alício lembra que neste dia, caminhantes de Arroio do Meio não pagam café e almoço. O trajeto inicia na Lancheria Dona Rita, contemplando os morros São José, Leão e Vale do Arroio Grande.

Selmar Klunk, administrador financeiro da Amturvales, agradeceu pela oportunidade que o município está concedendo para mais esta etapa. Segundo ele, até 2019 a intenção é concluir toda a região da Amturvales com o projeto de caminhadas autoguiadas, com 40 caminhos que totalizam 500 quilômetros. “Estamos recebendo muitos resultados positivos dos municípios que já têm esses caminhos, com a visitação de diversos grupos à Região e conhecendo as belezas do Vale do Taquari. Já o município, se compromete com a manutenção do trajeto, além de dar sequência às caminhadas”.

O prefeito Klaus Werner Schnack destacou a importância do investimento para o município com mais este atrativo. “Arroio do Meio começa a se moldar no setor turístico. Estamos avançando em mais uma iniciativa”.

A vice-prefeita, Eluise Hammes, enfatizou que as ações não acontecem isoladas. “Já temos o roteiro Caminhos da Forqueta, o Entre Vales e Arroios e agora mais uma ação dentro do turismo começa a se concretizar. Arroio do Meio cresce muito com a Região, sendo que o crescimento no turismo se dá graças à mobilização dos empreendedores”.

Por daiane