Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Outubro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Eleições 2018

Votação deve ser tranquila na 104ª Zona Eleitoral

, 26 de outubro de 2018 às 8h58

Na 104ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro, a previsão é de tranquilidade durante o domingo. No decorrer da semana as urnas receberam a carga com os dados dos candidatos e passaram pelas verificações e auditorias de acordo com o estipulado pela Justiça Eleitoral.

No domingo a votação inicia às 8h e se encerra às 17h, quando não será mais permitido o ingresso no local de votação. Quem já estiver na fila no horário de encerramento receberá uma senha e poderá votar normalmente. Para votar o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto ou a via digital do título de eleitor, o e-Título (quando o eleitor houver realizado o cadastramento eleitoral com coleta da fotografia).

O chefe do Cartório Eleitoral, Ivan Quoos, estima que no domingo as filas sejam menores do que as registradas no primeiro turno das eleições. A identificação biométrica será igual ao primeiro turno, mas como são apenas dois votos a tendência é que o tempo para votar seja inferior, fazendo todo o processo ser mais rápido. A apuração das 104 sessões da 104ª ZE deve estar concluída até às 20h.

Quoos reforça a segurança do voto eletrônico, observando que há uma série de barreiras que protegem a urna de fraudes, bem como asseguram o sigilo quanto à escolha eleitoral do votante.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, para os maiores de 70 anos e para os maiores de 16 e menores que 18 anos. Quem não votou no primeiro turno, mesmo que não tenha justificado, pode votar normalmente. O prazo para justificar, caso não o tenha feito no dia da votação, é de 60 dias após o pleito.

Por daiane

Equipe do Cartório Eleitoral, coordenada por Ivan Quoos, deu a carga às urnas no decorrer da semana quando também foram realizadas as auditorias recomendadas pela Justiça Eleitoral para assegurar a segurança das urnas