Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Outubro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Roteiro turístico Entre Vales e Arroios será lançado em novembro na Expovale

, 26 de outubro de 2018 às 9h17

Entre Vales e Arroios é o novo roteiro turístico de Arroio do Meio, que será lançado dia 14 de novembro, na Expovale de Lajeado, no estande Turismo Regional. No mesmo espaço serão divulgados os roteiros Caminhos das Cascatas, dos municípios de Sério, Forquetinha, Progresso e Boqueirão do Leão, e Túneis e Viadutos, das cidades de Muçum, Encantado, Nova Bréscia e Vespasiano Corrêa, ambos já existentes e em funcionamento.

Empreendedores destes roteiros, técnicos do Sebrae e representantes da Administração Municipal de Arroio do Meio estiveram reunidos recentemente na secretaria de Educação e Cultura, para acertar detalhes sobre o evento de novembro, onde os três roteiros serão oficialmente lançados para toda a Região. Os grupos passaram por encontros de formação desde 2017, ministrados por profissionais do Sebrae, com módulos sobre formatação dos roteiros, tarifário para as atrações, preparação para receber os turistas, entre outras especificidades. Em junho o grupo local viajou a Bonito, no Mato Grosso do Sul, onde realizou visitas técnicas na cidade que é referência nacional em turismo de natureza.

Curso para condutor de Turismo de Aventura: Estão abertas as inscrições para interessados em participar do Curso de Competências Básicas do Condutor de Turismo de Aventura, a realizar-se nos dias 23, 24, 30 de novembro e 1º de dezembro (sextas-feiras e sábados), na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sob orientação da Amturvales, com carga horária de 48 horas de formação. Informações sobre custos e funcionamento direto com a Amturvales, pelo fone (51) 3751-3777 ou e-mails lizeli@amturvales.com.br e executivo@amturvales.com.br.

Saiba mais

**O roteiro Entre Vales e Arroios integra 11 empreendedores locais do ramo, incluindo gastronomia, hotelaria, agroecologia, espaços de lazer, esportes radicais e artesanato. São eles: Chocolateria Requinte, Art Cream Sorvetes Artesanais, Agroecologia Ferrari, Hotel Moinho da Luz, Cabanha Duas Meninas, Centro de Lazer Arroio Grande, Off Aventura Esportes Radicais, Arrebanhando Residência Artística Urbana e os projetos Das Haus, Aloha Espaço Natural e Pousada das Paineiras. A ideia de um novo roteiro turístico surgiu nos encontros do Conversando sobre Turismo;

**O fomento ao turismo local é um dos objetivos do grupo Conversando sobre Turismo, formado por representantes do Poder Público, empreendedores e entusiastas do ramo, que se reúnem mensalmente na Casa do Museu. Durante os encontros debatem programações e decorações para a área central da cidade, além de outras iniciativas de fomento ao turismo e comércio local. O curso de qualificação do novo roteiro turístico faz parte de um projeto do Sebrae, sendo que o investimento é uma parceria entre empreendedores, Sebrae e município.

Por daiane