Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 22 de Janeiro de 2021

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

XXVIII Feira do Livro aborda o mundo imaginário da Educação Infantil

, 31 de agosto de 2018 às 6h00

mundo imaginário da Educação Infantil aliado à magia dos contos de fadas dá o tom em mais uma edição da CulturArte. O evento que se estende até o dia 05 de setembro envolve alunos, professores e comunidade em geral em uma série de atividades que se concentram nas escolas, Clube Esportivo Arroio do Meio, Rua de Eventos e Praça Flores da Cunha.

O carro-chefe de um dos principais eventos da educação e cultura de Arroio do Meio, a Feira do Livro, chega em sua 28ª edição com diversas atividades que encerram às 17h de quarta-feira, dia 05. A abertura oficial ocorre amanhã, dia 1º, às 14h, na Rua de Eventos. Além da abertura e visitação à feira, a programação do sábado ainda terá a apresentação dos grupos de dança do Núcleo Municipal de Cultura e da peça teatral “Um conto de fadas de pernas pro ar”, do grupo Trupe & Cena da Escola Municipal Bela Vista.

No domingo, a programação também tem o objetivo de envolver as famílias e comunidade em geral. Além da feira, o público poderá acompanhar a apresentação da peça teatral “As aventuras do Pequeno Príncipe” do projeto Gompa, do grupo de Dança Sênior Tempo de Ações e da Banda Route. Os dois primeiros dias de feira são voltados especificamente para as famílias.

Até quarta-feira, dia 05, diversas atividades englobam os cerca de 3,2 mil alunos das três redes de ensino do município. Além da feira, durante o período da CulturArte a Casa do Museu estará aberta para visitação com a exposição “Pelos Campos ou na Tela: uma breve história do futebol em Arroio do Meio”. Na Praça Flores da Cunha e Rua de Eventos haverá a Mostra Pedagógica da Educação Infantil, um espaço de valorização e promoção das propostas de trabalho desenvolvidas no contexto escolar da Educação Infantil.

Bate-papo com escritores e peças teatrais são algumas das atrações

Uma das atrações deste ano será a peça teatral “# Se liga: os perigos da autoexposição na internet”, do grupo Cia Cultura nas Estradas. A apresentação ocorre no Palco de Talentos às 10h15min e 15h45min de segunda-feira e na terça-feira às 10h15min. Os alunos dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio terão um momento de bate-papo com os escritores Luís Dill e Christina Dias. O escritor e jornalista Luís Dill conversará com os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio no dia 03/09 (manhã, tarde e noite), 04/09 (manhã) e 05/09 (manhã).

Já para os alunos dos Anos Iniciais, o bate-papo fica por conta da professora e escritora Christina Dias no dia 04/09 (tarde) e 05/09 (manhã e tarde). Além disso, Christina que é formada em Letras e especialista em Psicopedagogia, terá atividades direcionadas aos alunos na Kombina da Chris. O espaço será um centro de cultura móvel capaz de levar diferentes formas de arte e promover um espaço de produção e construção artística de forma integrada e interativa.

Em visita à redação do AT na manhã de terça-feira, a secretária de Educação e Cultura, Mara Betina Forneck e a supervisora escolar, Elenice Lorenzon, destacam que a feira do livro terá uma nova experiência neste ano, destinando dois dias específicos para os alunos da Educação Infantil. “Diversas atividades com contos de fadas estão sendo realizadas com as crianças nas escolas, com o intuito de fazer com que divulguem o evento em casa, trazendo a família para participar”.

Além de ficar aberta ao meio-dia, outra novidade será o horário de encerramento da feira, às 17h de quarta-feira, diferente dos anos anteriores. Mara e Elenice salientam ainda a parceria das escolas que se empenham no envolvimento da feira, responsáveis pela organização das bancas, assim como o envolvimento da comunidade em geral com o evento.

Por daiane