Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 20 de Agosto de 2018

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Reunião altera regimento do Círculo de Amigos de Boppard

, 11 de maio de 2018 às 6h00

O Círculo de Amigos de Boppard realizou na segunda-feira à noite, nas dependências da secretaria de Educação de Arroio do Meio, a reunião geral ordinária do primeiro semestre de 2018. O grupo atua em apoio às ações do intercâmbio entre as cidades-irmãs de Boppard e Arroio do Meio.

Na ocasião foi submetida aos membros do Círculo a minuta da alteração do regulamento da entidade. Além de sugerir melhorias no texto, também são necessárias adequações à legislação municipal que regulamenta a concessão do incentivo oficial aos participantes.

O início da reunião foi marcado pelo relato das vivências do último intercâmbio para Boopard, no ano passado. Os jovens Douglas Patrick Kalsing e Rafael Hergessel, acompanhados do coordenador da viagem, Euclides Scheid, passaram ao público suas impressões e experiências da viagem. Segundo Scheid, foi uma viagem bem-sucedida e tranquila. “Fomos bem recebidos na Alemanha. Foi um momento de trocar experiências, onde nós ensinamos a brasilidade, convivência e respeito”.

O prefeito Klaus Werner Schnack cumprimentou os presentes e fez um breve relato das primeiras experiências que o intercâmbio já proporcionou. Segundo ele, é uma oportunidade que só tende a melhorar, enaltecendo o interesse da comunidade pelo assunto.

Em seguida foi apresentada aos membros do Círculo a minuta de alteração do regulamento da entidade. Foram abordados pontos como regulamento, organização, reuniões gerais, formação dos grupos de intercâmbio, entre outros. Alguns itens do estatuto foram decididos em conjunto. Por não ser uma entidade legalmente constituída, para se tornar membro do Círculo é necessário ser maior de 16 anos.

No quesito de organização, se definiu que a diretoria terá um mandato bienal, sendo eleita sempre na primeira reunião ordinária dos anos ímpares. Ela será composta por presidente, vice-presidente, tesoureiro, vice-tesoureiro, um secretário e um conselho tendo três conselheiros e três suplentes. As funções de cada membro da organização também foram especificadas.

Também ficou estipulado que a partir de agora haverá uma contribuição anual dos membros. Uma anuidade equivalente ao valor em torno de 3% do valor do salário mínimo, pagável até 31 de dezembro do ano em curso. O recurso será utilizado para a efetuação de despesas do círculo na persecução de seus objetivos específicos, a critério da diretoria.

Outra questão esteve relacionada à confirmação da diretoria, composta da seguinte forma: presidente, Roque Bersch; vice-presidente, Eneida Fuhr; secretária, Carla Schroeder; tesoureiro, João Kolzer; vice-tesoureiro, Berenice Juchem Kunst; conselho, Dulci Zimmer, Douglas Patrick Kalsing, Ingo Schwambach e suplentes, Euclides Scheid, Glaci Trasel e Raquel Schwambach.

Arroio do Meio recebe na segunda quinzena de outubro a terceira turma de jovens vindos de Boopard. A partir de junho as famílias interessadas em hospedar jovens podem se inscrever na Casa do Museu.

Por daiane