Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Setembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Eventos

Meu lugar…Minhas memórias… é o tema do 13º Concurso Literário

, 4 de maio de 2018 às 6h00

Uma noite para relembrar o passado e ativar as memórias dos convidados. Foi com este propósito que a Administração Municipal de Arroio do Meio em parceria com a secretaria de Educação e Cultura lançou a 13ª edição do Concurso Literário, que neste ano tem como tema Meu lugar…Minhas memórias…

Ao adentrarem a Casa do Museu, representantes das escolas e dos mais diversos segmentos da sociedade voltaram ao passado ao se depararem com uma mesa repleta de guloseimas que marcaram época. Suspiros, sorvete seco, balas de goma e bolinhos de chuva aguçaram o paladar e lembrança dos convidados.

A secretária de Educação e Cultura, Mara Betina Forneck destacou que a iniciativa do concurso ocorre desde 1998, sendo que até 2015 já lançou 12 obras literárias. “A comunidade arroio-meense sempre aguarda ansiosa pela chegada deste momento”. Segundo ela, um dos objetivos do concurso é dar continuidade ao projeto de produção literária desenvolvido no município, promovendo assim espaços de incentivo à escrita e à leitura. “A arte de escrever é capaz de encantar, sensibilizar e registrar aquilo que nos faz ser, que nos diferencia e que nos aproxima, a nossa história”.

Como forma de marcar o centenário da Casa do Museu e o momento de sensibilização do concurso, integrantes do FoiceAcena lembraram em breve encenação a família do médico Ernesto von Haeckel, que mantinha no espaço seu consultório e residência. O período em que a prefeitura funcionou no espaço, de 1952 a 1974, foi lembrado em depoimento do ex-funcionário Erico Essig, que trabalhou na tesouraria da prefeitura de 1952 a 1954. Erico recordou o passado, compartilhando com os convidados um pouco do seu trabalho naquela época.

O prefeito Klaus Werner Schnack parabenizou a organização e os envolvidos no projeto, se mostrando surpreso com as histórias que a Casa do Museu já acolheu. “Que as pessoas que nos sucederem também possam se orgulhar da história como nós nos orgulhamos”.

O concurso literário é estendido a todos os arroio-meenses natos ou residentes, a alunos das escolas e comunidade em geral. Folders com o regulamento e demais informações sobre o concurso podem ser retirados nas escolas das três redes de ensino, Casa do Museu, biblioteca pública e na secretaria de Educação e Cultura.

Cronograma
AÇÃO/ATIVIDADES	                               DATAS/PRAZOS
Produção dos textos e pré-seleção	       03 de maio a 05 de julho
Entrega dos textos na SEC	               Até 06 de julho
Seleção, digitação e formatação	               Julho, agosto e setembro
Serviços de gráfica	                       Setembro e outubro
Divulgação dos resultados	               1ª quinzena de novembro
Lançamento da obra	                       2ª quinzena de novembro
Por daiane