Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Julho de 2018

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Município abre festejos dos 30 anos com homenagens

, 13 de abril de 2018 às 10h53

A Administração Municipal de Pouso Novo inicia na noite desta sexta-feira, dia 13, os festejos para comemorar o 30º aniversário de emancipação política administrativa do município. Criado em 1988 e instalado no dia 1º de janeiro de 1989, o município completa seus 30 anos no dia 29 de abril. A comemoração acontece através de uma programação especial que será desenvolvida durante o mês de abril, com uma série de atrações com homenagens, Encontro da Família Rural na praça, Festa Municipal do Idoso, jogos de escolinhas, baile com a escolha das soberanas do município e lançamento do projeto “Contos e Encantos de Pouso Novo”.

O primeiro evento está agendado para a noite desta sexta-feira, dia 13, quando a partir das 18h30min acontece no Salão Paroquial a apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil da Escola Pedro Pretto de Travesseiro. Em ato seguinte um grupo de escoteiros vai conduzir para o salão ex-prefeitos e vices, membros da comissão emancipacionista e autor do Hino do Município, que serão homenageados pela atual Administração Municipal, através do prefeito Aloisio Brock e a vice, Liane Parise Nardino, que devem se pronunciar junto com Ângelo Bonacina, em nome dos homenageados. Durante a solenidade acontece a execução de hinos com homenagem especial para o professor Décio Colombo, autor da letra e música do Hino de Pouso Novo.

A programação inclui a apresentação das oito candidatas que representam clubes, entidades e o comércio no concurso ao título de soberana do município durante baile que será realizado no dia 27 de abril. Outra atração será o lançamento do projeto “Contos e Encantos de Pouso Novo”, coordenado pela secretaria da Educação dentro do Programa “A União Faz a Vida” desenvolvido em parceria entre o município e o Sicredi junto aos alunos da Escola Municipal de Picada Taquari, Emei Raio e Sol e Escola Estadual Pouso Novo com resgate da história, economia, turismo e outros aspectos da vida comunitária de Pouso Novo.

No sábado, dia 14, acontecem os 26º Jogos de Integração de Escolinhas de Futsal, no Ginásio de Esportes Nelson Dall’ Agnol, com a participação das Escolinhas de Pouso Novo, Coqueiro Baixo, Progresso, São José do Herval e Fontoura Xavier. Os jogos, que iniciam às 08h30min, serão disputados nas categorias juvenil, infantil e mirim, tendo na coordenação o professor Jovani Gheno.

Na quinta-feira, dia 19, acontece Festa Municipal do Idoso, que inicia com missa às 10 horas na Igreja Matriz, seguido de palestra com o frei Romano Zago. Após os idosos serão conduzidos para o Salão Paroquial, onde será servido almoço patrocinado pela Administração Municipal. Pela previsão dos organizadores o encontro teve ter a participação de mais de 400 idosos com idade a partir de 55 anos. Na parte da tarde acontece baile. As festividades encerram na noite do dia 27 de abril com baile para escolha da soberana do município no Salão Paroquial com animação de Rogério Magrão e banda.

Lista de homenageados

Entre os homenageados, durante a solenidade desta sexta-feira, estão os ex-prefeitos eleitos Adilvo Buffé, Ângelo Bonacina, Nelso Dall’ Agnol (in memorian), Jovani Nardino (in memorian), Luiz Buttini e o atual prefeito Aloisio Brock. Cumpriram períodos de mandato como presidentes da Câmara Luciana Paludo Nicollini e Luiz Degasperi. Como vices serão homenageados Henrique Cella, João Mariani (in memorian), Armindo Paludo, Édio Gonzatti, Armindo Guerra, Arcides Pretto, João Demarchi e a atual Liane Parise Nardino. Pela Comissão de Emancipação serão laureados Ângelo Bonacina, Domingos Bozetti Neto (in memorian), Décio José Radaelli, Avelina Gasparotto Baiocco, João Demarchi, Nelso Dall’ Agnol (in memorian), Maria Rosalina Bianchini, Cláudio Onor Cella, Reinaldo Pretto (In memorian), João Hélio Dullius (in memorian) e Adilvo Buffé.

Por daiane