Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 19 de Abril de 2018

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Associação dos Meliponicultores elege nova diretoria

, 15 de abril de 2018 às 10h00

A Associação dos Meliponicultores do Vale do Taquari (Amevat) realizou no sábado, no sítio de Hugo Schmidt, em Arroio do Meio, encontro com a eleição da nova diretoria. Na oportunidade foram tratados assuntos de interesse dos associados, feito um resgate histórico da meliponicultura, antes e depois da criação da Amevat e eleita a diretoria para o mandato de dois anos.

Nelson Angnes, de Gravataí, é o novo presidente e substitui a Hugo Schmidt, que presidiu a associação por dois mandatos, desde o seu início. Renato Antônio Zanella Filho é o vice-presidente, enquanto que Gustavo Bruisma é o tesoureiro e Rodrigo Boiarski é o secretário. O diretor técnico é José Haas e o vice Márcio Mouro.

A associação, que é a única a congregar exclusivamente produtores de abelha sem ferrão no Estado, conta com cerca de 70 associados ativos, oriundos de diferentes regiões. O atual presidente reside em Gravataí, tem participação ativa na Amevat e produção no município que reside e em Crissiumal.

Segundo o assistente técnico regional em Apicultura e Meliponicultura da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Paulo Conrad, a meliponicultura vem crescendo consideravelmente nos últimos 15 anos. Afirma que a criação da Amevat foi um passo importante na organização dos produtores que além de trocar experiências, agora lutam juntos por questões relativas à produção. Um dos principais trabalhos diz respeito à legalização da comercialização do mel das abelhas sem ferrão. A definição depende do Estado, que precisa criar uma legislação específica para o produto.

A Emater, ressalta Paulo, continua dando suporte e apoio para os produtores. A meliponicultura estará em pauta no dia 17, em Canudos do Vale e nos dias 18 e 19, em Pouso Novo, junto ao II Encontro da Família Rural.

Por daiane