Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 11 de Dezembro de 2018

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Economia

Restaurante inova e usa transporte alternativo para entrega de viandas

, 11 de março de 2018 às 10h00

São aproximadamente 11h30min e o telefone toca na recepção do restaurante Baldo, no Centro de Arroio do Meio. Do outro lado da linha uma cliente solicita a entrega de uma vianda. Rapidamente Matheus, garçom há vários anos no estabelecimento, prepara a vianda e em alguns minutos chega à residência com a solicitação.

Tamanha agilidade e rapidez só são possíveis em função do meio de transporte utilizado para a entrega: um patinete motorizado. O proprietário do restaurante, Beto Baldo, explica que o meio de transporte foi adquirido para o deslocamento de Benjamim, filho de 11 anos, que utilizava para ir à escola. Porém, o trajeto entre a residência situada na rua Dom Pedro II e o Centro gerava insegurança em razão da falta de acostamento e a alta velocidade dos veículos que trafegam pela via. “Era muito perigoso, então optamos por uma alternativa mais segura”, fala.

Foi quando decidiu utilizá-lo no restaurante para realizar as entregas, o que deu certo. Baldo explica que o patinete funciona com energia elétrica dispensando uso de combustível, gerando economia. “Deixo a bateria carregando na tomada durante a noite. Também é uma questão de consciência, já que não polui o meio ambiente”, explica.

Baldo diz que o veículo alcança a velocidade de 15 km por hora e tem autonomia de aproximadamente 10 quilômetros. A capacidade é para 60 quilos. Além da praticidade, mobilidade e pouca manutenção, o meio de transporte permite ser conduzido por qualquer pessoa, inclusive por menores de idade, uma vez que não há necessidade de habilitação.

Equipamentos de proteção como capacete e luvas também não são exigidos, porém Baldo alerta para a importância de serem usados, pois ajudam a minimizar lesões em caso de quedas. “Antes do equipamento não fazíamos entregas a domicílio. Agora entregamos em todo o Centro e proximidades. É tudo muito prático”, explica.

Por daiane