Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 29 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Executivo debate com BM e instituições bancárias ações de prevenção e segurança

, 31 de março de 2018 às 9h45

Administração Municipal de Arroio do Meio, Legislativo, Capitão Ricardo Machado da Silva (Brigada Militar), Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e gerentes das instituições bancárias no município – Sicredi, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banrisul – estiveram reunidos na terça-feira, 27, no Gabinete do Executivo, para tratar de medidas de prevenção e segurança. Na ocasião, o prefeito Klaus Werner Schnack explanou ações debatidas pelo Comitê Gestor Municipal de Segurança Pública, incluindo o Programa Jovem Aprendiz e projetos esportivos para a ocupação sadia de jovens e adolescentes, assim como o projeto de videomonitoramento para ruas da cidade e a necessidade da ampliação do efetivo e aparelhamento da Brigada Militar.

Sobre as instituições bancárias, foram abordados pontos da legislação municipal implantada no final de 2016 e ajustada em 2017, no que diz respeito ao sistema de segurança. O Capitão Ricardo citou exemplos de municípios/instituições que ampliaram a segurança dos seus clientes e servidores a partir da implantação de determinados dispositivos e sugeriu a prática às instituições locais que ainda não possuem tais sistemas. “Nosso objetivo é proteger as pessoas e estes equipamentos de segurança podem salvar vidas”, frisou o Capitão.

Os bancários por sua vez, informaram sobre os sistemas de segurança que as instituições locais já possuem e reforçaram a importância da conscientização do comércio local e clientes em relação ao uso do cartão de crédito/débito no lugar do dinheiro em cédulas, como forma de prevenção para evitar a circulação de altos montantes de valor, visando ampliar a segurança de clientes, comerciantes e bancos.

Ao final do encontro ficou acordado que o município oficiará as instituições bancárias com sugestões de ações práticas e pontuais de prevenção que podem ser implantadas, visando ampliar a segurança de todos os usuários, comunidade e município como um todo.

Por daiane