Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 04 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Livro inspira ação solidária de alunos

, 13 de outubro de 2017 às 9h47

Um livro, um projeto, uma ação solidária. Os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta, de Arroio do Meio, inspirados pelo livro Sofia, Ser Solidário é Dez, do escritor Laé de Souza, realizaram uma ação solidária em prol da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Arroio do Meio.

Tudo começou quando a professora Silvane Petrini pensou que era necessário fazer algo a mais a partir da história relatada no livro. Como a obra fala em solidariedade, provocou os alunos para que estes pensassem numa ação solidária junto com suas famílias. Assim surgiu o projeto Pense no Próximo, cujo nome foi decidido em sala de aula. E foi justamente com o propósito de ajudar os outros que os alunos passaram a arrecadar tampinhas de garrafa pet e pedir doações de roupas para um brechó em favor da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Com o auxílio de toda a comunidade escolar, professores e direção, o brechó foi realizado na semana passada por ocasião da entrega dos pareceres dos estudantes e foi um sucesso. Segundo as professoras das turmas de 3º ano, Silvane e Áurea Biasibetti, a ação foi muito bem aceita pelos alunos, professores e pais. Além disso, salientam que a solidariedade que surgiu com os pequenos beneficiou também a todos aqueles que puderam comprar peças de roupa a um valor simbólico.

Na terça-feira à tarde, voluntárias da Liga estiveram na escola para conhecer o projeto desenvolvido pelos alunos e receber as tampinhas e o valor arrecadado no brechó, R$ 478. Na ocasião destacaram a importância da ação, especialmente por incutir nas crianças o espírito solidário e voluntário. “É uma sementinha que foi plantada”, salientou a presidente da Liga, Stela Cougo.

A diretora Liselote Lange Gabriel destacou a boa receptividade da ação, afirmando que já houve várias manifestações pedindo para que o brechó se repita no próximo ano. Ela observou que o brechó foi a maneira encontrada de auxiliar a Liga com sua maior necessidade, recursos para adquirir suplementos e medicações e assim ajudar pessoas que estão com câncer.

RETORNO – A ação realizada a partir do livro de Laé de Souza vai ser contada ao escritor através de cartas e relatos dos alunos, que já estão sendo preparados junto com as professoras. “Acreditamos que para o escritor vai ser bom saber que os alunos se inspiraram no livro para fazer uma ação solidária e assim ajudar outras pessoas”, destacam Silvane e Áurea.

Por daiane

Inspirados na obra Sofia, Ser Solidário é Dez, alunos do terceiro ano tiveram a ideia de ajudar a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Arroio do Meio, pois entendem que o trabalho realizado pelas voluntárias é uma causa nobre em prol da vida