Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 01 de Outubro de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Casa do Museu promove programação alusiva aos 500 anos da Reforma Luterana

, 20 de outubro de 2017 às 6h00

A Administração Municipal de Arroio do Meio convida a comunidade para a programação especial que será realizada na noite de quinta-feira, 26, na Casa do Museu. O evento inicia às 19h, na Praça Flores da Cunha, em frente ao espaço público, onde será inaugurada a placa dos 500 anos da Reforma Luterana. Na ocasião, às 19h30min, será decretada a abertura oficial da exposição sobre o tema, disponível à comunidade no Museu Público Municipal. Após o ato oficial, a comunidade é convidada a visitar a exposição “Reforma Luterana – 500 anos: Conhecendo a comunidade luterana de Arroio do Meio”.

A noite segue com a sessão mensal do Cineclube Real, que exibirá o filme Lutero, com início às 20h. A escolha faz referência ao tema, tendo Martinho Lutero como figura central. O Cineclube Real está localizado junto à Casa do Museu e realiza exibições mensais de filmes, seguidos de bate-papo com profissionais da área abordada. No evento também será lançada oficialmente a programação dos 83 anos de aniversário do município (28 de novembro) e a programação natalina, comemorada ao longo do mês de dezembro.

Show da reforma: No dia 31 de outubro, uma programação especial alusiva à data ocorre na Rua de Eventos a partir das 19h30min. A noite inicia com uma celebração ecumênica, entrega da premiação do concurso literário, além dos shows de Carlos Magrão e da Banda Barbarella.

Sinopse do filme Lutero: Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

Por daiane