Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Outubro de 2017

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Após dez anos, IBGE realiza novo censo agropecuário

, 8 de outubro de 2017 às 10h00

Iniciou segunda-feira o Censo Agropecuário 2017. Em cinco meses, 5,3 milhões de propriedades rurais de 5.570 municípios serão visitados por 19 mil recenseadores em todo o Brasil. O Censo Agropecuário foi dividido por unidades executoras: são 27 Unidades Estaduais, 531 agências, 1.384 postos de coleta informatizados e 865 subáreas. A subárea de Arroio do Meio é composta por 12 municípios entre eles, Capitão, Travesseiro, Marques de Souza. Nesses quatro municípios 2.658 propriedades rurais serão visitadas por 11 recenseadores que passaram por quatro dias de treinamento.

O último Censo Agropecuário ocorreu há 10 anos. O órgão quer saber, por exemplo, se de lá para cá houve evasão no campo, qual a área de produção, uso de agrotóxicos e de irrigação nas áreas de plantio. O recenseamento inclui agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários, entre outros.

As informações são confidenciais e vão propiciar uma análise sobre transformações decorrentes do processo de reestruturação e de ajustes na economia e seus reflexos sobre o setor. Essas informações podem também ser utilizadas pelo Poder Público em âmbito municipal, estadual e federal no que diz respeito à distribuição de recursos e desse modo pensar em políticas públicas voltadas para o setor.

A agente censitária municipal responsável pela subárea de Arroio do Meio, Cândida Zanetti, frisa que o Censo Agropecuário serve para fins de diagnóstico e não para fiscalização. Por isso, pede veracidade por parte dos entrevistados ao responderem o questionário. Observa ainda que os profissionais estarão identificados com colete, boné, bolsa e crachá do IBGE. Os nomes dos recenseadores podem também ser conferidos no site do IBGE. “O Censo quer saber a estrutura organizacional da propriedade a exemplo da receita e despesa no período”, afirma.

O censo em números

Percorrer por inteiro a área rural de um país como o Brasil, com cerca de oito milhões de km² de um território heterogêneo e, muitas vezes, de difícil acesso, é uma tarefa que envolve grandes números. Veja a seguir alguns dos números que mostram as dimensões do Censo Agropecuário 2017:

Universo recenseado: todo o Território Nacional;

Número de municípios: 5.570;

Número de estabelecimentos: cerca de 5,3 milhões;

Número de setores censitários: 127.352;

Unidades executoras: 27 Unidades Estaduais, 531 agências, 1.384 postos de coleta informatizados e 865 subáreas;

Pessoal contratado e treinado: cerca de 19 mil recenseadores que farão a coleta, e quase 7.500 analistas e agentes responsáveis pela supervisão, suporte de informática e área administrativa;

Orçamento: aproximadamente R$ 770,3 milhões.

Por daiane