Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Outubro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

CulturArte celebra 15 anos de história

, 25 de agosto de 2017 às 6h00

Um dos maiores eventos da educação e cultura de Arroio do Meio está em festa. Há 15 anos a CulturArte transforma o município com arte, música, brincadeiras e muitas histórias, em um evento marcado principalmente por seu envolvimento comunitário.

Para comemorar esse momento especial, foi lançada na terça-feira à noite, nas dependências do CTG Querência do Arroio do Meio, a 15ª edição da CulturArte e 27ª Feira do Livro. A solenidade de lançamento contou com a presença de alunos, pais, diretoras das Emefs e Eceis e demais convidados. Lançada em 2003, a atração ganhou diversas nuances ao longo de seus 14 anos, com diversas ações realizadas.

Nas mesas dos convidados, peças de um quebra-cabeça mostraram a cara da CulturArte 2017. Com o slogan Eu Amo a CulturArte, o evento se estende até o dia 08 de setembro, com diversas atrações, entre elas a 27ª edição da Feira do Livro, de 04 a 08 de setembro, no Clube Esportivo.

Entre os destaques da noite, a presença das três secretárias de Educação que fazem parte da história do evento. Lourdes Maria Gasparotto Rizzi, secretária na gestão 2001/2004 e 2005/2008 falou sobre o evento como um todo com várias características. “Despertei a esperança, promovi a interação, valorizei o conhecimento, exultei nossa cultura e nossos talentos e construí marcas com as quais Arroio do Meio se identifica”.

Eluise Hammes, secretária na gestão 2009/2012 e 2013/2016, frisa que mais uma vez a CulturArte é confirmada pelo seu caráter comunitário, como um espaço de cidadania e de acesso democrático aos bens culturais. “O evento, com dinamicidade, foi se consolidando como uma grande festa do município, trazendo um colorido especial para a cidade, movimentando a comunidade em prol da leitura, da arte e do conhecimento”.

Mara Betina Forneck, atual secretária da pasta, destacou que o evento transforma a cidade e faz parte da história de Arroio do Meio. “A CulturArte se reinventa todos os anos e permanece nas nossas memórias graças às experiências que proporciona, tornando cada um de nós protagonistas dessa história”.

A importância da atração foi evidenciada pelo prefeito Klaus Werner Schnack, destacando sua evolução ao longo dos anos, sempre dentro da realidade de cada época. “São 15 anos de CulturArte e 27 anos de Feira do Livro muito bem vividos. Um evento com a marca do município e voltado à integração das comunidades”.

O encerramento da solenidade foi marcado pela apresentação da peça La Nona Rosinella, do grupo teatral FoiceAcena.

Ações convidam comunidade a prestigiar o evento

As atrações da 15ª edição da CultuArte podem ser conferidas de forma mais detalhada na próxima edição do AT. Além das atividades que se concentram na Rua de Eventos, Praça Flores da Cunha e Casa do Museu, ações paralelas já vêm sendo realizadas nas escolas do município.

Denominada de Leitura em Movimento, cada escola, na sua realidade, está responsável por convidar a comunidade a prestigiar as atividades da Feira do Livro. Entre as ações está contação de histórias, sacolas de leitura que são levadas para casa, dramatização de poesias, revitalização da caixa de leitura, varal de poesias, entre outras.

Por daiane