Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Chama Crioula é acesa em Mostardas

, 18 de agosto de 2017 às 10h09

Os festejos farroupilhas de 2017 foram abertos na sexta-feira, dia 11, com o acendimento da Chama Crioula na localidade de Pedra Anita, distrito de São Simão no município de Mostardas. O ato, acompanhado pelo presidente do MTG, Nairo Callegaro, foi realizado junto a uma figueira histórica, onde teve passagem da Revolução Farroupilha e onde teria nascido Domenico Menotti, primeiro filho de Anita e Giuseppe Garibaldi.

Acendimento da Chama Crioula aconteceu junto a um fogo de chão gerado com isqueiro medieval de pedra. Depois de acesa a centelha da Chama Crioula foi conduzida por cavaleiros de 30 regiões tradicionalistas para o CTG Tropeiros do Litoral, em Mostardas. Durante a solenidade, que marcou os 70 anos da geração da primeira Chama Crioula, foram lembradas as causas da Revolução Farroupilha. O momento foi prestigiado pela Patrona dos Festejos Farroupilhas de 2017, escritora Elma Sant’Ana.

A 24ª Região Tradicionalista, com sede em Lajeado, através de Davi Musskopf, Capataz do Departamento de Cavalgadas, coordenou uma comitiva de cerca de 60 cavaleiros da região que foram até Mostardas participar do acendimento do Fogo Simbólico. Durante a semana o grupo retornou em cavalgada com previsão de chegar em Lajeado na manhã deste domingo. De lá Davi, junto com cavaleiros do CTG Caminhos da Serra, seguem até Marques de Souza, onde devem chegar na tarde deste domingo.

Por daiane

Coordenador de cavalgada, Davi Musskopff, coordenadora artística-cultural, Luce Carmen Mayer, coordenador Dalmo Inácio Mayer, 1ª Prenda Jéssica Thaís Herrera (24ª Região Tradicionalista) e patrona dos festejos farroupilhas Elma Sant’Ana. Chama Crioula chega domingo em Lajeado_Beatriz Colombelli/Folha do Mate