Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Posto de Saúde Central estará aberto no sábado de manhã para vacinação

, 10 de março de 2017 às 9h45

A Secretaria Municipal da Saúde de Arroio do Meio comunica que o Posto de Saúde Central estará aberto na manhã do sábado, 11, das 8h30min às 11h30min, para aplicar as vacinas contra HPV (meninos de 12 a 13 anos e meninas de nove a 14 anos) e meningite (meninos e meninas de 12 a 13 anos).

HPV: Há dois anos, a vacina contra HPV (Papiloma Vírus Humano) é oferecida ao público feminino – meninas e adolescentes. Este ano, pela primeira vez, a vacina estará disponível também ao público masculino (12 a 13 anos). Os adolescentes e homens de 14 a 26 anos, portadores de HIV/Aids, também podem fazer a vacina, com atestado comprobatório da doença. O objetivo de vacinar a população masculina é prevenir tipos de câncer específicos deste público e a transmissão de doenças às mulheres. A partir da segunda-feira, dia 13, as vacinas estarão disponíveis também nos postos de saúde dos bairros. Os adolescentes devem apresentar caderneta de vacinação e cartão do SUS para aplicação da mesma. Adolescentes que completaram 14 anos entre janeiro e 11 de março de 2017, também terão direito às vacinas.

Meningite: O Ministério da Saúde passa a oferecer também a vacina Meningocócica C para os adolescentes – meninos e meninas, da mesma faixa etária – 12 a 13 anos. A vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários.

Por daiane