Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Escolas retornam às aulas em datas diferenciadas

A segunda-feira, dia 20, será de volta às aulas para a maioria dos alunos dos municípios de abrangência do AT. Somente em Arroio do Meio retornam às atividades 13 escolas da rede municipal, totalizando cerca de 2.200 alunos. Os professores da rede retornaram na quarta-feira dia 15, data em que foi realizada uma reunião pedagógica para planejar e discutir assuntos referentes ao ano letivo.

A abertura oficial do ano letivo ocorreu ontem à noite, no Clube Esportivo Arroio do Meio com a presença de autoridades municipais e professores. Às 19h30min a professora do curso de Pedagogia e Licenciaturas do Centro Universitário Univates, Mariane Inês Ohlweiler, que é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS falou sobre os Desafios da Escola Contemporânea: diálogos entre escola, família e comunidade.

No dia 20 também retornaram às classes escolares aproximadamente 300 alunos das escolas municipais de Marques de Souza. Já em Travesseiro, a Escola de Ensino Fundamental voltará às atividades quarta-feira, dia 22, com 101 alunos. Em Pouso Novo a Escola de Ensino Fundamental Picada Taquari retornará somente no dia 1º de março, com cerca de 90 alunos.

Em Capitão, os 275 alunos das duas escolas municipais retornaram na segunda-feira, dia 13. Os professores começaram o ano com um dia de formação continuada (09/02) e os alunos terão, no dia 21/02, no turno da noite, no ginásio municipal de esportes, uma noite especial com show do mágico Marko e o teatro O Moleque. O evento é aberto para toda a comunidade.

Rede estadual

As escolas da rede estadual retornam as atividades em datas diferenciadas. Em Capitão os alunos retornaram aos bancos escolares no dia 15. Os municípios de Arroio do Meio, Travesseiro e Marques de Souza iniciam o ano letivo na próxima segunda, dia 20 e em Pouso Novo no dia 1º de março. As datas diferenciadas ocorrem em virtude do transporte escolar de cada município, no qual são transportados, conjuntamente estudantes da rede municipal e estadual.

A coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Greicy Weschenfelder, revela que cada escola realiza atividades de retorno às aulas de acordo com suas particularidades. No Vale do Taquari estudam 21 mil alunos, mil estudantes a menos que no ano anterior. São aproximadamente três mil professores nos 88 educandários.

Exclusividade

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de Capitão têm um privilégio que poucos podem usufruir. Há quatros anos a Escola Polo de Linha Marinheira tem atendimento exclusivo aos pequenos que estão adentrando na vida escolar. E com atendimento em turno integral.

Para o secretário de Educação Felipe Lorenzon, o fato de a escola ter um pátio amplo, com um grande gramado e uma diversidade de brinquedos, aliados ao sossego e tranquilidade do local trazem um clima de serenidade para o aprendizado. “Também o fato de não ter crianças de mais idade e adolescentes, deixa o clima mais propício a brincadeiras da idade certa”, afirma.

A média de alunos atendidos na escola varia de 20 a 30 crianças por ano. Neste ano letivo estão matriculados 22 alunos, oriundos de praticamente todas as comunidades e do Centro. Um fato curioso é de que a localidade sede não possui nenhum estudante matriculado na escola. O transporte é feito pelo município. Todas as crianças que estudam na Marinheira se reúnem na Escola Construindo o Saber, de onde são transportadas até a localidade do interior.

Por daiane