Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Julho de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Instituição figura entre as melhores na redação

, 7 de outubro de 2016 às 9h51

Arroio do Meio – O Colégio Bom Jesus São Miguel está entre os 10 melhores do Estado na produção textual (redação). O resultado do Enem foi divulgado na última sexta-feira. Entre os 10 colégios com melhor desempenho na produção textual, oito são da rede privada, um é federal e um é estadual (da Brigada Militar).

A gestora Maria Cristina Gabriel Gonzatti e a assessora pedagógica Cristine Gerhardt Rheinheimer salientam que o bom desempenho não foi alcançado por acaso. Ele se deve a vários fatores que são trabalhados em sala de aula desde as Séries Iniciais. Revelam que metas foram estipuladas pela rede de ensino que tem como objetivo melhorar as notas do Enem. A partir daí diversas atividades foram implantadas.

A primeira delas é o “Espaço da Palavra” que oferece aulas extracurriculares (dois períodos semanais) que tem como objetivo preparar os alunos para o Enem. Nesse método os alunos trabalham a produção textual, que é intensificada a partir do 9º ano. Além das aulas coletivas, a instituição oferece momentos individuais, os quais são destinados para sanar dúvidas. “No Espaço da Palavra trabalhamos a conversa, a sensibilização de temas relevantes e da atualidade que estão acontecendo na região, no país e no mundo. A partir dessa visão o aluno irá trabalhar os textos. Pois ele precisa estar antenado, atualizado para poder escrever um bom texto”, observa a gestora.

As educadoras atribuem o incentivo à leitura como fator importante na construção de uma boa redação. Por isso é cobrada dos alunos a leitura de duas obras bimestrais. Elas destacam ainda que a boa classificação se deve às características da turma que realizou o Enem, que era voltada à escrita e à leitura. “As habilidades dependem de indivíduo para indivíduo. Essa turma de 28 alunos tinha como característica a boa escrita. Mas nem sempre é assim. Outras turmas trabalham melhor as questões objetivas. Isso depende muito”, revelam.

Por daiane