Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 22 de Janeiro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Eleições 2018

Urnas da 104ª Zona Eleitoral recebem dados eleitorais

, 23 de setembro de 2016 às 10h31

Arroio do Meio – Foi concluída ontem, na sede do Cartório Eleitoral, a cerimônia de carga e lacração das urnas da 104ª Zona Eleitoral. Nos dois dias, os técnicos de urna e a equipe do cartório trabalharam na preparação das 109 urnas que serão utilizadas nas eleições do dia 2 de outubro e mais 16 urnas de contingência. Serão 55 urnas em Arroio do Meio, 12 em Capitão, 11 em Coqueiro Baixo, 11 em Nova Bréscia, 11 em Travesseiro e 9 em Pouso Novo.

Nas urnas foi inserido o programa que contém dados como a lista de candidatos, de eleitores, as sessões eleitorais, as digitais dos eleitores e a segurança da urna. Os equipamentos de Arroio do Meio demandaram cerca de sete minutos e meio cada. As dos demais municípios demandaram menos tempo, em torno de quatro minutos cada. A variação do tempo, segundo o chefe de cartório Renato Oliveira de Azevedo, se deve ao número de dados a serem carregados, quanto maior a lista de candidatos e de eleitores, maior o tempo necessário.

Após a carga, todas as urnas foram lacradas, sendo que os lacres são assinados pelo juiz eleitoral João Regert, o promotor eleitoral Paulo Estevam Araújo e a representante da OAB no município, a advogada Janaína Meneghini.

Os equipamentos carregados permanecem no urnário até o dia 28, quando ocorre, das 13h às 18h, a cerimônia de visualização, um procedimento no qual todas as urnas são ligadas para conferir se estão funcionando de acordo. Caso alguma apresentar algum problema, pode receber nova carga antes de ser enviada para o local de votação.

A partir das 5h30min do sábado, dia 1º, inicia a distribuição das urnas pelos municípios da 104ª Zona Eleitoral. Elas serão instaladas no sábado, mas seu sistema permite o funcionamento somente a partir das 7h do domingo das eleições.

Por daiane