Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Junho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Obra de ampliação do Hospital São José segue até o final do ano

, 13 de agosto de 2016 às 9h30

Arroio do Meio – Apesar das dificuldades que assolam a saúde pública do Estado, o Hospital São José (HSJ) está em fase de ampliação. Essa semana o prefeito Sidnei Eckert, vice Áurio Scherer e Secretário Municipal da Saúde, Gustavo Zanotelli conheceram a obra que serve de base para o projeto de instalação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), conforme projeto aprovado pela Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul. Guiados pelo diretor José Clóvis Soares e demais membros da equipe do HSJ, os representantes do Executivo acompanharam o andamento da obra que iniciou em fevereiro e segue até o final do ano.

A ampliação viabilizada nos fundos do Hospital abrigará o Centro de Materiais e Esterilização (CME) e mais uma sala para o Centro Cirúrgico, a serem interligados à estrutura já existente. A nova infraestrutura permite futura ampliação vertical, viabilizando 10 leitos de UTI Adulto Tipo II. O investimento inicial é superior a R$ 700 mil, provenientes de recursos da mantenedora da instituição e município (R$ 175 mil). Além da ampliação física, o Hospital já adquiriu equipamentos com recursos de emendas parlamentares destinadas para o projeto da UTI e para o CME.

Durante o encontro, Soares ressaltou a importância da parceria entre Hospital, Poder Público e comunidade, para dar continuidade ao trabalho realizado pela instituição no município. “É sempre uma angústia não conseguir uma UTI para nossos pacientes por falta de leitos no Estado”, afirma o diretor. Eckert enalteceu o empenho do Hospital para os avanços do projeto da UTI. “Enquanto tantos hospitais estão fechando e passam por tamanha dificuldade, o São José avança em obra física e aquisição de equipamentos, o que nos mostra que temos que seguir empenhados com o nosso sonho de viabilizar uma UTI em Arroio do Meio”, afirma o prefeito.

Atualmente o Hospital São José possui 88 leitos, dos quais, 79 para o SUS. Existe planejamento de ajuste para 100, condição que favorecerá para implantação da UTI.

Por daiane