Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 13 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Secretário estadual entrega viveiros em Rui Barbosa

, 17 de junho de 2016 às 9h36

Arroio do Meio – Autoridades municipais, estaduais e comunidade em geral participaram na quarta-feira da entrega de viveiros de peixe em Rui Barbosa na propriedade de Guinter e Clarci Immich. A solenidade contou com a presença do secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto e do presidente da Emater-RS/Ascar, Clair Tomé Kuhn.

As autoridades foram recepcionadas no clube Esperança de Rui Barbosa, onde apresentaram números referentes à piscicultura no município e na região. Segundo dados da Emater/Ascar, 41 de 55 municípios dos vales do Caí e Taquari, produzem alguma espécie de peixe. São 4.495 produtores que produzem 1.321 toneladas por ano. A visita à propriedade de Guinter aconteceu minutos depois, quando os visitantes puderam conhecer os quatro açudes e saborear peixe frito.

Na ocasião o Secretário Municipal da Agricultura, Paulo Heck, apresentou números referentes à piscicultura no município. Iniciado em 2009, o projeto visa fomentar a criação de peixes em viveiros com o objetivo de proporcionar mais renda aos produtores da agricultura familiar, bem como qualificar os produtores em relação ao manejo dos peixes. Segundo ele são 250 viveiros, dos quais 40 são usados para fins comerciais. Em 2015 foram vendidos, conforme talão do produtor, 21 toneladas de peixes em 10 feiras de peixe vivo. A maior delas, a Feira de Peixe da Semana Santa acontece há 21 anos e faz parte do calendário do município. As espécies comercializadas são carpa capim, cabeça grande, húngara e prateada.

“Temos bons resultados com esse projeto de piscicultura. Porém o mais importante é a satisfação das famílias dos piscicultores que melhoram a autoestima, bem como a alimentação. Além de proporcionar a viabilização socioeconômica das propriedades há também retorno financeiro para o município”, destaca.

Juntamente com a esposa Clarci, Guinter Immich falou da construção do primeiro viveiro quando Paulo Steiner ainda era secretário da Agricultura. “Era um banhado e ele me disse: não podemos perder essa água”, lembrou. Hoje Guinter possui quatro açudes e participa da feira do peixe anualmente. “Para mim é uma distração tratar os peixes todos os dias, faço isso com muita alegria”, salienta.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto falou sobre a importância da integração entre município, governo do Estado, Emater e produtores rurais. Disse que a Agricultura do município está de parabéns pelos avanços que tem conquistado e que é um exemplo de organização. “A integração é importante para avançarmos juntos na agricultura. Arroio do Meio está de parabéns pelo que tem feito pela agricultura familiar”, observou.

O prefeito Sidnei Eckert revelou que a feira do peixe, conhecida como feira de barranco, vai entrar no roteiro turístico do município. “Temos que explorar esse potencial que será apresentado também no Conversando sobre Turismo que acontece na Casa do Museu”, revela.

O presidente do Conar, Rafael Rohenkohl, observa que a atividade é importante para o município e é preciso ir além. “Meu sonho é construir uma agroindústria para abater esse peixe que produzimos aqui. Penso sempre em olhar para frente”.

Por daiane

Visitantes puderam conhecer os quatro açudes na propriedade de Guinter Immich e saborear peixe frito