Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 20 de Janeiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Eleições 2018

Procura para regularização do título eleitoral aumenta nos últimos dias

, 6 de maio de 2016 às 6h00

Arroio do Meio – O prazo final para regularizar o título de eleitor para as eleições de 2016 encerrou na quarta-feira, dia 04. A procura se intensificou nos dias que antecederam o encerramento do prazo, fazendo com que dezenas de pessoas que ainda não haviam feito o recadastramento biométrico procurassem o Cartório Eleitoral da Comarca. No dia 4 também encerrou o prazo para a transferência de títulos e a inscrição para novos eleitores.

Para agilizar a regularização e propiciar mais comodidade aos eleitores, o Cartório Eleitoral do município permaneceu aberto em horário normal no sábado e no domingo. Porém, poucas pessoas compareceram ao local: 15 no sábado e 10 no domingo. “O fim de semana ensolarado e bonito fez com que as pessoas aproveitassem para se divertir. Os eleitores preferem vir nos dias úteis e também deixam para a última hora”, observa o chefe do Cartório Eleitoral, Renato Oliveira de Azevedo.

Ele explica que há cerca de 20 anos a Comarca não realizava uma revisão nos cadastros eleitorais. No decorrer do processo que encerrou nesta semana, cerca de 1500 eleitores foram eliminados do cadastro da Comarca de Arroio do Meio. Entre os motivos, a mudança de domicílio e os idosos que deixam de ser obrigados a votar. “Algumas destas pessoas podem estar trabalhando em outros municípios e preferiram votar lá. São muitos os motivos”, argumenta.

O eleitor que não realizou o recadastramento biométrico fica impedido de renovar o passaporte, de dar entrada na Carteira Nacional de Habilitação, de realizar empréstimos bancários e financiamentos, tem o CPF cancelado e o mais importante, fica impedido de votar nas próximas eleições.

Por daiane

Antes do encerramento do prazo, eleitores foram ao Cartório Eleitoral a fim de regularizar a situação e garantir o direito ao voto nas eleições de outubro