Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 27 de Setembro de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Galeria de Artes a céu aberto é uma das propostas da Semana Nacional de Museus

, 13 de maio de 2016 às 15h22

Arroio do Meio – Integrando as ações da Semana Nacional de Museus, o Museu Público Municipal de Arroio do Meio, instalado na Casa do Museu, prepara programação especial alusiva à temporada cultural nacional.

A programação local inicia na terça-feira, 17, oportunizando horário diferenciado de acesso ao Museu, das 19h às 21h, com visitação guiada à exposição “Um recorte no tempo – Retratos da história da Saúde em Arroio do Meio – 1900 a 1960”. Prossegue com sessão de cinema gratuito, quinta-feira, dia 19, às 19h, com a exibição do filme “O Quatrilho”, em comemoração ao Dia da Etnia Italiana no RS, e encerra no domingo, 22, com atividades na Casa do Museu e Praça Flores da Cunha, a partir das 15h, incluindo Feira de Troca de Livros da Biblioteca Pública Municipal. “As atividades têm por objetivo aumentar o público visitante e intensificar a relação do museu com a sociedade”, esclarece a coordenadora do Departamento de Cultura, Angelica Diefenthaler.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. No período, os museus brasileiros são convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a desenvolver programação especial enfatizando a importância destas ações como instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus. Neste ano, um total de 1.236 museus e instituições culturais brasileiras confirmaram sua participação na 14ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio, com o tema ‘Museus e paisagens culturais’. O tema foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e para sua ilustração, o Ibram escolheu uma obra de Candido Portinari – Pipas, de 1941.

Explorando o tema e sua relação com o ambiente externo, a Administração Municipal promoverá uma galeria à céu aberto, reunindo artistas locais numa composição de ambiente de arte e cultura em espaços públicos. Desenhistas, grafiteiros, artistas plásticos, fotógrafos, artesãos e demais interessados estão convidados a integrar-se a essa ação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Casa do Museu até 19 de maio.

Por daiane