Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Fevereiro de 2018

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

BRF ganha prazo até junho de 2018 para modificar local de acesso

, 22 de maio de 2016 às 10h00

Arroio do Meio – Representantes das fábricas de ração da BRF e de laticínios Cosuel, prefeito Sidnei Eckert, vice-prefeito Áurio Scherer, presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços (Acisam), Adaílton Ce, estiverem reunidos, na tarde de quarta-feira (18), no Ministério Público, com o promotor de justiça, Paulo Estevam Araújo.

Na audiência, formalizaram compromisso de ajustamento de conduta, em atendimento ao Inquérito Civil, que cobra solução dos problemas decorrentes do alto tráfego e a permanente ocupação por caminhões da rua Presidente Vargas.

Primeiras medidas: ficou proibido estacionamento de caminhões no trajeto da fábrica Aimoré Couros, até as imediações do supermercado Marel, nos dois lados da via. Apenas, há espaço para estacionamento de três veículos graneleiros perto do portão da BRF. Os demais ficam no Estacionamento Municipal, que fica nos fundos da fábrica. No local já foi providenciada a construção de banheiros com vestiários para melhorar a estadia dos caminhoneiros.

As carretas e bitrens de grãos e farelos foram direcionadas à Vale Log, situada no km 77 da ERS-130, bairro Medianeira. A ordem de carga e descarga ocorrerá por meio de postos de chamadas instalados nos locais. O MP deu prazo até junho de 2018 para alterar o local de entrada e saída de caminhões da fábrica.

SEGURANÇA NA ERS-130 – Os conselheiros do município do Corepe 7, Adaílton Ce (titular) e Klaus Werner Schnack (suplente), Coordenador Municipal do Secretariado, juntamente com Ekckert e Scherer, acompanhados pelo presidente da Vale Log, Adelar Steffler, já protocolaram na EGR, pedido de instalação de redutores de velocidade, lombadas eletrônicas, reforço na sinalização e ampliação dos acostamentos, nas imediações dos acessos à Bremil, Vonpar Alimentos e Vale Log. Mais de 100 veículos cruzam a rodovia por dia, tornando o local perigoso para acidentes.

Rua Alagoas será aberta até o fim do ano

Foi aprovada na sessão da Câmara de Vereadores realizada quarta-feira (18), a desapropriação de área de terras para o prolongamento da rua Alagoas, que tem sentindo paralelo à rua Presidente Vargas. A via dará acesso aos fundos da indústria de laticínios da Cosuel, e deve estar aberta até o fim de 2016. Enquanto isso, os caminhões também devem ocupar o Estacionamento Municipal.

A abertura na rua já estava projetada no Plano Diretor desde 2010, mesmo período em que o município começou a negociar a mudança do local de acesso da BRF. Ambas as situações, geram modificações nas áreas estrutural e logística das empresas.

O ajustamento visa diminuir os danos à coletividade, e foi reivindicado em abaixo-assinado movido por moradores em outubro de 2015. Em caso de desrespeito, o MP poderá ingressar com uma ação coletiva no Judiciário e as empresas e a Administração correm risco de serem notificadas com multas civis.

Por daiane