Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Vacinação contra a gripe inicia dia 25 para grupos prioritários

, 18 de abril de 2016 às 9h30

Arroio do Meio – A Secretaria Municipal da Saúde comunica que, em decorrência do surto de gripe H1N1 no país, a Campanha de Vacinação contra a gripe iniciará antecipadamente, no dia 25 de abril. O Dia D está confirmado para o dia 30, quando o Posto de Saúde Central estará aberto das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, imunizando os grupos de risco.

A meta estipulada é de vacinar 5.120 arroio-meenses enquadrados no público alvo, dos quais 2.750 idosos. Para isso, a Secretaria Municipal da Saúde organizou um cronograma especial de atendimento, que inclui visitas com vacinação a grupos de idosos nos bairros e comunidades do interior; extensão do horário de atendimento nos postos até às 19h nos dias 13 e 20 de maio (sextas-feiras); vacinação à domicílio para idosos acamados; envio de material explicativo às escolas municipais e de Educação Infantil, além do Dia D, sábado em que o Posto de Saúde Central abre especialmente para a vacinação.

O secretário de Saúde, Gustavo Zanotteli, lembra que familiares que possuem idosos acamados devem entrar em contato com a secretaria, pelo telefone (51) 3716- 1275, requisitando a visita domiciliar da equipe de saúde para aplicação da vacina.

**QUEM SÃO OS GRUPOS DE RISCO – QUEM TÊM DIREITO À VACINA: Idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde; portadores de doenças crônicas*; diabéticos*; hipertensos e portadores de HIV*; diabéticos*, asmáticos*; obesos; crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes em qualquer período gestacional; mulheres que tiveram bebê em até 45 dias; pacientes com câncer e transplantados; indígenas; detentos.

*Apresentar cópia da receita ou atestado médico.

**CONTRAINDICAÇÕES: Pessoas que têm alergia a ovo e/ou outro componente da vacina NÃO devem fazê-la; pessoas gripadas, com febre e em tratamento de quimioterapia ou radioterapia devem procurar orientação com seu médico.

Medidas de prevenção

Uma ação fundamental para diminuir a circulação do vírus da gripe é a adoção de hábitos simples. Confira:

Higienizar as mãos com frequência;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e higienizar as mãos em seguida;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;

Evitar visitas a hospitais;

Por daiane