Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 11 de Dezembro de 2018

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Especial

Girando Sol completa 25 anos e inaugura parque fabril de 22 mil metros quadrados

, 1 de abril de 2016 às 9h41

Com 25 anos de história, a Girando Sol ingressa num novo ciclo, apta para atender com ainda mais qualidade e agilidade a demanda do mercado. A ampla e moderna fábrica é a parte estratégica deste processo. A transição foi gradual e se completou em fevereiro. Agora, a Girando Sol opera integralmente em seu novo parque fabril, localizado no bairro São Caetano, em Arroio do Meio.

O espaço conta com 22 mil metros quadrados construídos, capacidade física que está aliada à de produção para atender ao crescimento estimado para os próximos 15 anos. A edificação unifica estruturas que estavam separadas entre a matriz, no Centro da cidade, e mais duas filiais (em Arroio do Meio e Lajeado). O novo prédio recebeu investimento de mais de R$ 45 milhões, entre recursos próprios e financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em torno de 90% das máquinas são novas, atendendo especialmente às linhas de produção de amaciante, água sanitária, detergente lava-louça e lava-roupas em pó.

Além disso, a indústria passou a ter fabricação própria de 100% das embalagens plásticas utilizadas para o envase do mix. “Em termos de tecnologia, temos aqui uma das mais modernas do setor no Sul do Brasil”, avalia o diretor da Girando Sol, Gilmar Borscheid. Segundo ele, a decisão de investir em novas instalações e maquinário foi baseada principalmente pelo avanço do mercado. “O volume de vendas crescente e as boas perspectivas exigiram que nos estruturássemos melhor”.

A área de expedição tem 12,5 mil posições, distribuídas num prédio de 12 metros de altura, amplitude que se soma à estrutura de 15 docas para carregamento e pátio de 15 mil metros quadrados para estacionamento de veículos. Além dos setores de produção e logística, a nova fábrica contempla um laboratório completo, com salas para acompanhamento da produção, desenvolvimento de novos produtos, análises de microbiologia e ambiente de testes de aplicação de produtos.

Somam-se a isso as intervenções voltadas ao meio ambiente. Entre elas estão: um sistema de exaustão que proporciona a lavagem dos gases gerados na indústria; uma cisterna que armazena até oito milhões de litros da água da chuva para posterior aproveitamento no processo produtivo, limpeza e jardinagem da empresa; e a automação elétrica de toda a área administrativa, gerando significativa economia de energia.

Informações gerais

A Girando Sol tem em torno de 320 colaboradores diretos. Os produtos de limpeza abastecem cerca de sete mil pequenos, médios e grandes varejistas e atacadistas dos estados do RS, SC, PR, MT e MS, além da exportação.

- Fabrica 12 linhas de produtos: amaciante de roupas tradicional, amaciante concentrado, água sanitária, desinfetante, alvejante com perfume, alvejante sem cloro, detergente líquido, lava-roupas líquido, sabão em barra, lava-roupas em pó, cera líquida, cera autobrilho e limpador perfumado. São 140 itens voltados à limpeza doméstica.

- A Girando Sol é uma das principais geradoras de emprego, renda e impostos em Arroio do Meio. Ocupa a terceira posição no ranking das maiores empresas, baseado no Valor Adicionado Fiscal (VAF). Também é a terceira maior empregadora do município.

- Em 2015, das 12 linhas fabricadas e vendidas pela empresa, 9 estavam entre as mais vendidas na Região Sul do Brasil. O desempenho, baseado em pesquisa da Nielsen, foi divulgado pela Revista Supermercado Moderno, publicação nacional que identifica os principais fornecedores de mais de cem categorias.

- A Girando Sol acumula troféus recebidos das associações supermercadistas dos três estados da Região Sul, a maioria como melhor fornecedor em seu segmento. Só em 2014, foram três distinções da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), entre elas a de Empresário do Ano, para Gilmar Borscheid.

Por daiane
Uma grande festa será realizada hoje à noite para marcar a inauguração do novo parque fabril e os 25 anos da Indústria de Produtos de Limpeza Girando Sol. Entre os 1.200 convidados, inúmeras autoridades políticas e empresariais

Uma grande festa será realizada hoje à noite para marcar a inauguração do novo parque fabril e os 25 anos da Indústria de Produtos de Limpeza Girando Sol. Entre os 1.200 convidados, inúmeras autoridades políticas e empresariais