Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 19 de Outubro de 2018

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Música

Banda Dorsia lança ERS-482

, 29 de abril de 2016 às 10h48

Vale do Taquari – A banda Dorsia inicia a divulgação do seu segundo álbum: ERS-482. São 13 faixas que descrevem a volta por cima de quem vivenciou o abismo na vida profissional, econômica, social, amorosa, criminal e intrapessoal, reunindo forças do impossível para recomeçar do zero.

O material será liberado ao público de forma gratuita pela internet em redes sociais e portais. “A baixa usabilidade dos CDs inviabiliza investimentos neste formato. Concluímos que as pessoas mudaram seu jeito de apreciar música. Armazenam arquivos digitalmente ou acessam o conteúdo diretamente da web. Ainda precisamos aprimorar os mecanismos de aproximação direta com o público. Fizemos parte de um estilo musical segmentado, o que força a busca por canais e espaços direcionados”, apuram os músicos.

A gravação iniciou em meados de 2013, mas alterações na formação da banda culminaram em adequações no trabalho e consequentemente no adiamento da divulgação oficial para agora. A bateria foi gravada pelo porto-alegrense Leandro Aguiar Neto, o Spetto. O contrabaixo e os backing vocais foram gravados pelo estrelense Wilson de Oliveira, o Billy. A guitarra, viola caipira, violão e voz principal, foram gravadas pelo arroio-meense Solano Alexandre Linck. A mixagem e masterização foram feitas pelo sonoplasta Alison Knak em Santa Cruz do Sul.

O nome do álbum remete a estrada que passa no local onde a banda realiza ensaios – “no coração da ERS-482”, brincam. A rodovia em questão é símbolo de desperdício de dinheiro público e de paciência da população com o desenvolvimento prometido pelas autoridades. A ERS-482 é o maior sonho coletivo da comunidade do Vale do Arroio Grande.

A ilustração da capa foi desenvolvida pelo designer Augusto Brock, integrante das formações iniciais da banda e baterista da formação que foi aos palcos entre 2014/2015.

1º CLIPE OFICIAL

O primeiro clipe oficial da banda, “Funeral”, foi lançado cerca de três semanas. O tema explora o sonho da busca pela liberdade. Uma homenagem a entes queridos. A música foi composta no início dos anos 2000.

O line up das filmagens contou com a formação que foi aos palcos em 2014/2015. O baterista arroio-meense, Augusto Brock; o violeiro, Roger Corotto, de Imigrante; o contrabaixista e backing vocal, Wilson de Oliveira e o guitarrista e vocalista, Solano Alexandre Linck.

As locações ocorreram no distrito de Forqueta e em Imigrante. As filmagens e produção de vídeo foram dirigidas pelo baterista e designer Augusto Brock, com colaboração de Gustavo Tomazi e Luciano Metz.

Mais dois clipes estão com o lançamento previsto para o primeiro semestre de 2016.

Por daiane