Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 17 de Julho de 2018

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Religiões celebram morte e ressurreição de Jesus Cristo

, 24 de março de 2016 às 6h00

Arroio do Meio - A Páscoa Cristã a ser celebrada no domingo, lembra a ressurreição de Jesus Cristo que, de acordo com a Bíblia, ocorreu três dias após a sua crucificação. No domingo de Páscoa as igrejas cristãs celebram o aniversário da ressurreição, a festa da vida. No município, a semana que antecede a data é marcada por uma série de atividades que lembram a morte e a ressurreição de Jesus.

O sentido da Páscoa para os católicos

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a programação alusiva à Semana Santa iniciou na sexta-feira, dia 18, e se estende até o domingo. Hoje, quinta-feira, os fiéis poderão se confessar durante todo o dia na igreja Matriz. Às 19h ocorrem celebrações no loteamento Glória e na Matriz. Em Rui Barbosa a celebração inicia às 20h.

A sexta-feira inicia com atendimento de confissões na Matriz a partir das 8h30min. Às 15h haverá celebrações em Rui Barbosa, Arroio Grande Superior e na Matriz. Às 20h ocorre a encenação da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, em Forqueta.

No sábado haverá celebrações da Vigília Pascal em Bela Vista (18h30min), Rui Barbosa, Palmas e Aimoré (19h) e Arroio Grande Central, Picada Arroio do Meio e São Caetano (21h), além de celebração da Palavra em Arroio Grande Superior (19h30min). Na Matriz a celebração da Vigília Pascal inicia às 20h30min, na Praça Flores da Cunha, com a bênção do fogo novo, acendimento do Círio Pascal e procissão luminosa até a igreja.

No domingo o encerramento será marcado com missa na Matriz às 8h30min. Nas localidades de Forqueta, Linha 32 e Forqueta Baixa as missas iniciam às 9h.

O padre da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Alfonso Antoni, explica que a Páscoa é o núcleo central da fé cristã, pois trata da morte e ressurreição de Jesus Cristo. “É o alicerce do catolicismo. É o fundamento da igreja Católica, onde Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar”, explica.

Para os luteranos

A Comunidade Luterana São Paulo também fez uma programação especial para a semana que antecede a Páscoa. As celebrações iniciaram na última sexta-feira e se estendem até o próximo domingo. Hoje será realizado culto em São Caetano. Amanhã, sexta-feira, estão previstos três cultos: em Picada Arroio do Meio (8h30min), na sede da comunidade São Paulo, no Centro de Arroio do Meio (9h) e Linha Cairú (19h). No sábado ocorre culto em São Caetano (19h) e no domingo nas comunidades São Paulo (9h) e na Congregação Cristo em Linha São Paulo, Capitão (8h30min).

Para os luteranos a Páscoa representa a ressurreição de Jesus que se sacrificou pela humanidade. Representa também a vitória de Jesus sobre a morte, o qual deu a possibilidade dos fiéis se reconciliarem com Deus. “Ele se sacrificou por nós. A Páscoa é um momento para refletir sobre nossas vidas. Devemos nos espelhar em Jesus aprendendo a perdoar, a amar o próximo e devemos viver em paz com nossos semelhantes”, observou o pastor Jair Erstling.

Exaltando a ressurreição

Com o tema “A morte já foi vencida contrariando toda a razão, quando Cristo viveu de novo no poder da ressurreição”, a Igreja Quadrangular realiza na noite de domingo, às 20h, um culto especial. A mensagem é voltada para o tema ressurreição. De acordo com o pastor Eliéser Bernini, a morte de Jesus foi um fato importante, porém, o que deve ser exaltado é a ressurreição do salvador.

Por daiane
Na Matriz haverá celebração da Paixão e Morte do Senhor, relembrando as 15 estações percorridas por Jesus até sua morte, às 15 horas

Na Matriz haverá celebração da Paixão e Morte do Senhor, relembrando as 15 estações percorridas por Jesus até sua morte, às 15 horas