Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 04 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Programa de Residência Médica em Psiquiatria recebe mais dois residentes

, 11 de março de 2016 às 9h33

Arroio do Meio – Dando continuidade ao Programa de Residência Médica em Psiquiatria iniciado em 2015, o Hospital São José recebeu na semana passada mais dois médicos residentes. Suzielle Menezes Flôres e Cauê Attab Negrinho juntam-se aos já residentes Émile Hirdes Krüger e Stephan Espinosa Meirelles, que ingressaram no ano passado.

A residência médica em Psiquiatria no HSJ está vinculada diretamente ao Ministério da Educação (MEC) e Rede de Saúde Divina Providência e tem duração de três anos. Boa parte dos estudos de formação é oferecida no próprio hospital, com os pacientes internados, além de aulas teóricas e atendimento no ambulatório, sob o acompanhamento dos médicos preceptores.

Os médicos Suzielle e Cauê são recém-formados e foram selecionados entre os mais de 50 inscritos no programa de residência médica. Suzielle é natural de São José do Ouro (RS) e residia em Joinville (SC) e Cauê é natural de Presidente Prudente (SP) e residia em Curitiba (PR). No dia 1º de março foram recebidos no Hospital Independência, em Porto Alegre, e no dia seguinte foram apresentados no HSJ e à equipe da residência médica.

Formação profissional

Para a direção do hospital, trata-se de um momento significativo, pois consolida um importante passo do HSJ, que além de ser referência no atendimento à saúde mental, passa a ser um agente formador de profissionais médicos psiquiatras. Além disso, a Residência Médica em Psiquiatria amplia o número de médicos no ambiente hospitalar, o que contribui para melhorar ainda mais os serviços prestados pela casa de saúde. Hoje, a equipe de preceptores é formada por sete médicos: os psiquiatras Dr. Rafael Moreno Ferro de Araújo, Dr. Daniel Pires Martins, Dr. Roberto Lima, Dr. Fábio Vitória, Dr. Olivan Diniz dos Santos Moraes e Clarissa dos Santos Barboza e o neurologista Dr. Francisco Cosme Costa.

O atendimento especializado em saúde mental iniciou em 2007 e estima-se que desde então tenha atendido mais de duas mil pessoas do Vale do Taquari e outras regiões.

Atualmente, o Hospital São José disponibiliza seis ambulatórios de Psiquiatria: atendimentos especializados em Humor, Ansiedade, Dependência química e tabagismo, Triagem e Egressos

Por daiane