Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 05 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Pais participam de mutirões nas escolas municipais

, 26 de março de 2016 às 9h30

Arroio do Meio – Dando continuidade ao projeto Escola e Família: de mãos dadas pela Educação, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Duque de Caxias (Arroio Grande), Afonso Celso (Picada Arroio do Meio) e Princesa Isabel (Rui Barbosa), realizaram recentemente mutirões com a participação dos pais. Os encontros aconteceram em finais de semana e contaram com a união de esforços entre pais, alunos e professores para a execução de melhorias, pinturas, capina, limpeza, dentre outros pequenos serviços dentro do ambiente escolar. As demais escolas organizam-se para realizar os mutirões durante o ano, de acordo com a disponibilidade dos envolvidos.

O projeto Escola e Família: de mãos dadas pela Educação é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação desde 2012, tendo como principal objetivo ampliar a participação da família na gestão do processo educacional voltado às crianças e adolescentes do município, considerando a premissa de que a família é o primeiro e principal contexto de socialização das crianças. Para a secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, “Fortalecer estes laços é um desafio constante, decisivo no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos”.

Além do envolvimento da comunidade escolar, as escolas recebem constantes investimentos e serviços de manutenção e melhorias por parte do Poder Público. Anualmente são investidos cerca de R$ 15 milhões na Educação de Arroio do Meio, que conta com 2.100 alunos matriculados em 13 Emefs, dos quais, 350 em turno integral, mais 750 crianças de quatro meses a cinco anos de idade atendidas em oito Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis).

 

Por daiane