Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Junho de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Comportamento

O valor da psicoterapia

, 24 de março de 2016 às 11h20

Fazer psicoterapia é realizar um investimento em você e na sua qualidade de vida. Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que buscar psicoterapia é assumir-se “louco”, quando na verdade buscar terapia é um ato de coragem das pessoas, que desejam adquirir autoconhecimento, melhorar suas relações, compreender seus sentimentos. Você, “um ser normal”, nunca se sentiu angustiado, ansioso, confuso, culpado, perdido ou sobrecarregado?

Conforme a neuropsicóloga Ivone Brito, sintomas que envolvem ansiedades, compulsões, estresse, depressões e fobias podem ser tratados pela psicoterapia. Além de problemas de relacionamento, frustrações com a vida pessoal, familiar, profissional e até mesmo perdas, dificuldades de adaptação e aprendizagem, ou seja, tudo aquilo que consome nossa energia e que pode nos impedir de levar uma vida saudável.

“O papel do psicólogo é conduzir você a um processo de autoconhecimento, para que você possa olhar-se para dentro e expressar sua singularidade, considerando que os seus sintomas podem ser compreendidos a partir de suas experiências de vida, de seus vínculos afetivos e de suas relações consigo e com o mundo”, explica.

Muitas pessoas se perguntam: por que falar sobre minhas dificuldades para um estranho ao invés de falar para um amigo? O psicólogo é alguém que se preparou para te escutar até mesmo naqueles assuntos mais difíceis de falar, para intervir e para ajudá-lo a despertar suas potencialidades e a perceber o quanto você é especial e o quanto pode evoluir e crescer ao aprender a lidar com suas emoções.

Segundo Ivone, muitos de nossos problemas acontecem porque não compreendemos como funciona a mente que nos habita ou não entendemos porque agimos de determinada maneira. “A psicoterapia é uma prática que utiliza os conhecimentos teóricos e práticos da psicologia, com parâmetros técnicos e éticos, para o propósito de promover a saúde mental”.

Alguns motivos para você procurar um profissional sério e competente para construir junto com você essa trajetória de vida:

Livrar-se de um sofrimento - Cada pessoa tem o seu sofrimento. Este sofrimento pode ser passageiro e representar uma fase da vida ou um período ou se prolongar por mais tempo. De forma que o motivo principal que leva as pessoas ao consultório é tentar se livrar de um sofrimento.

Autoconhecimento - A psicoterapia é como um lugar seguro, fechado pelo sigilo do profissional, e um dos poucos locais em nosso mundo moderno no qual podemos falar, sem ser interrompido ou ser ter que concordar ou discordar de conselhos alheios. Se pode fazer terapia para clarear as ideias sobre que profissão seguir, se é melhor começar ou terminar certo relacionamento, até questões religiosas reaparecem na medida em que a busca pelo autoconhecimento também é a busca pelo sentido da vida.

Criar uma habilidade - Pode-se procurar a terapia para conseguir conduzir uma equipe (habilidade de liderança) ou para falar melhor em público ou para conseguir ser mais dedicado e perseverante para escrever uma monografia ou dissertação. Enfim, este motivo é bem específico. Não tem relação com superar uma dificuldade sentimental e não tem um sentido tão amplo como o autoconhecimento. Criar uma habilidade faz com que a terapia tenha um alvo, um foco, uma meta.

Fazer psicoterapia significa que você irá destinar tempo e energia para você mesmo. Também que irá compreender melhor aspectos positivos e negativos, o que é muito importante, pois trazer estas questões para a consciência é o que possibilita a evolução, a superação e no decorrer deste processo, a integração do seu ser de maneira única e particular.

Por daiane