Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Moradores reclamam de terrenos com vegetação alta e entulhos

, 27 de março de 2016 às 10h00

Arroio do Meio – Dois terrenos baldios situados na rua Júlio de Castilhos, no Centro, têm gerado reclamação de moradores próximos e pedestres que transitam pela calçada com a qual fazem divisa. O motivo é a vegetação alta em função da falta de roçadas e limpeza dos terrenos.

Moradores vizinhos alegam que há o risco de que no local possam se refugiar cobras e roedores. Também reclamam da presença de insetos como mosquitos e baratas que entram nas residências.

Em alguns pontos a vegetação ultrapassa os terrenos e se espalha até mesmo pela calçada, prejudicando a passagem dos pedestres. Nos terrenos, entulhos de demolição fazem parte do cenário, alguns com louças e vasos sanitários quebrados que podem acumular água, favorecendo o aparecimento de mosquitos.

Uma moradora próxima aos terrenos que não quis se identificar, revelou que a situação está insustentável, pois é alérgica a picadas de insetos os quais invadem sua residência, principalmente à tardinha. “Não posso mais nem tomar chimarrão em frente à minha casa, pois é muito mosquito. No fim da tarde tenho que fechar toda a casa e ficar encerrada”, argumenta.

Além de mosquitos, os terrenos são criadouros de outros animais. A moradora já encontrou na garagem de sua casa cerca de oito aranhas, além de roedores de vários tamanhos. “Achei vários ratos mortos dentro de casa. Alguém coloca veneno e eles vêm morrer dentro de nossas casas. Outro dia achei que era outro bicho, em virtude do tamanho do animal. Era enorme”, observa a aposentada.

Conforme o fiscal ambiental Leonardo Dalmolin Matzenbacher, os proprietários dos terrenos situados na rua Júlio de Castilhos já foram contatados pela Administração Municipal. Depois de solicitado a limpeza pelo órgão competente, o proprietário tem 15 dias para realizar a mesma e caso não o faça é multado em R$ 0,50 o metro quadrado.

Por daiane