Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Fevereiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Emater entrega relatório de atividades para autoridades municipais

, 26 de março de 2016 às 9h30

Arroio do Meio – A Emater/Ascar representada pelo engenheiro agrônomo André Müller, esteve na semana passada no gabinete do prefeito para entregar o relatório anual das atividades desenvolvidas pela entidade no período de 2015. Além do prefeito Sidnei Eckert, do vice Áurio Scherer e do presidente do Conselho Arroio-Meense de Desenvolvimento Rural (Conar), Rafael Rohenkohl, participaram representantes da secretaria da Agricultura e do Legislativo Municipal.

Müller falou sobre os eixos institucionais que norteiam a política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que é baseada em três pilares: Defesa e Garantia de Direitos, Inclusão Social Produtiva e Ações Ambientais. O engenheiro citou ainda as principais atividades desenvolvidas pela entidade no município, revelando números referentes a cada setor. Na agroindústria foram feitos assessoramentos técnicos referentes à comercialização, implantação/ampliação, regularização, bem como na operacionalização e boas práticas de fabricação e qualificação de agricultores, envolvendo 13 agroindústrias.

Na Agricultura Ecológica foram desenvolvidas ações voltadas à correção e recuperação de solo, controle biológico de pragas, produção orgânica, certificação e referente à atividade de meliponicultura, beneficiando ao total 89 produtores.

No tocante ao acesso a políticas públicas, a direito sociais e sócioassistenciais, foram beneficiadas 75 famílias com a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que dá acesso às políticas públicas para agricultores familiares. Projetos referentes a custeio do Pronaf, bem como para compra de equipamentos e construção de benfeitorias nas propriedades foram algumas das requisições. “Com a DAP o agricultor pode requerer taxas de licenciamentos mais acessíveis e custeio para o programa de açudagem”, observou André.

Na bovinocultura de leite, atividade importante no município, 271 produtores receberam assistência técnica da Emater/Ascar. Criação de terneiras e novilhas, implantação e manejo de forrageiras, manejo a base de pastagem, manejo de rebanho e melhoria da qualidade do leite foram as principais solicitações dos produtores.

Na piscicultura a assistência foi voltada à comercialização e manejo de viveiros. Na comercialização 14 produtores receberam auxílio técnico. O resultado foi a comercialização de 10,07 toneladas de peixes. Outros 42 produtores receberam assistência para implantação de viveiros. “Em muitas dessas propriedades a piscicultura é a primeira fonte de renda, e outras a atividade está como segunda mais importante”, revelou Müller.

No encontro o agrônomo apontou alguns problemas como o êxodo rural e o avanço da urbanização sobre a área rural. Segundo ele, áreas de terras férteis estão perdendo espaço para urbanização no município.

Por daiane

Documento foi entregue na tarde de quarta-feira, pelo engenheiro agrônomo da Emater, André Müller. Destaque foi para a agroindústria, agricultura ecológica, piscicultura e bovinocultura de leite