Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Segue alerta no combate ao mosquito Aedes aegypti

, 28 de fevereiro de 2016 às 15h00

Arroio do Meio – A Secretaria Municipal da Saúde segue alerta no combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti e reforça o pedido de apoio da comunidade para combater o mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. Na manhã do último dia 13, o município promoveu um Pedágio Educativo no Centro. Na ocasião, foram distribuídos materiais informativos alertando motoristas e pedestres sobre a importância da conscientização e cuidados individuais de cada cidadão em suas casas e pátios, em prol do bem coletivo e da proteção de toda a comunidade.

O trabalho segue com as visitas domiciliares das agentes comunitárias de saúde às famílias. Além disso, o agente epidemiológico do município realiza quinzenalmente o monitoramento das larvas do mosquito, com visitas técnicas a cemitérios, borracharias e ferros velhos, considerados pontos estratégicos de proliferação dos mosquitos. A prática é realizada durante o ano inteiro, de forma ininterrupta. Outras 28 armadilhas espalhadas por diferentes localidades do município são monitoradas semanalmente. Os locais foram escolhidos por meio de um mapeamento realizado pela 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, visando a captura das larvas do mosquito.

“Seguimos alertando e pedindo o apoio da comunidade, para que nosso Município siga imune aos males que esse mosquito pode causar”, afirma a secretária de Saúde, Maria Helena Matte. “É fundamental que cada cidadão cuide da sua casa, pátio e terreno, mantendo as piscinas tratadas e eliminando pontos de água parada em vasos de plantas, pneus ao ar livre, caixas d’água abertas, tonéis e latões, entre outros”, orienta a secretária.

Por daiane