Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 04 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Bom Jesus e municipais de Capitão iniciam as atividades na segunda-feira

Vale do Taquari – Depois das merecidas férias é hora de retornar à sala de aula. A próxima semana será de reencontro entre alunos e professores. Em Arroio do Meio, o Colégio Bom Jesus São Miguel recebe os 310 alunos na segunda-feira. A instituição conta com aproximadamente 30 professores.

As 13 escolas municipais de Ensino Fundamental recebem os mais de 2.090 alunos no dia 22. Os 180 professores da rede municipal e as 120 educadoras das Eceis participam da palestra de abertura do ano letivo no dia 18, às 19h30min, no Clube Esportivo Arroio do Meio. A palestrante será Daiani Clesnei da Rosa. Ela é graduada em Pedagogia pela Unisinos, Mestre em Educação pela Unisinos e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates. O assunto a ser debatido será “Desafios de ser professor hoje”.

Já a Escola Estadual Guararapes retoma as atividades com os cerca de 600 alunos no dia 29 de fevereiro. Para os 55 professores e funcionários, a abertura do ano letivo ocorre nos dias 25 e 26 de fevereiro com formação nas dependências da escola. O momento consiste em palestras e planejamento do ano. Uma das novidades é a alteração no horário de aulas. Na parte da manhã as aulas ocorrem das 7h20min às 11h45min, à tarde das 13h às 17h25min e à noite das 18h45min às 22h55min.

A rede municipal de Capitão também inicia as atividades com os 337 alunos na segunda-feira, 15. Já os 140 alunos da escola estadual voltam à rotina no dia 22 de fevereiro. A formação continuada para os cerca de 40 professores de ambas as redes está sendo realizada desde ontem e segue nesta sexta-feira com a presença do professor da Unicamp, Dr. César Nunes. O debate se dá sobre o tema “A Educação Brasileira, os desafios da escola e o direito à aprendizagem: um projeto de educação para a humanização e cidadania diante do debate sobre a Base Nacional Curricular Comum, as Diretrizes Curriculares Nacionais, as práticas inclusivas e a educação para a sustentabilidade”.

No dia 17 de fevereiro, inicia o ano letivo em Travesseiro para os 310 alunos da rede municipal e estadual de ensino. Cerca de 40 professores de ambas as redes participam na segunda-feira, 15, da abertura do ano letivo. O evento ocorre na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger, às 7h30min. Na ocasião ocorre palestra sobre Planos de Estudos, coordenada pelo professor da Univates, Tiago Weizenmann. Na parte da tarde, às 13h30min, ocorre a palestra “Pequenas mudanças, grande resultados”, com Fabiano Conte.

Ainda na segunda-feira, dia 15, os cerca de 45 professores das redes municipal e estadual de Pouso Novo retomam as atividades. O encontro será coordenado pelo Instituto Primeira Opção de Putinga e terá como tema a cultura afro indígena. O trabalho com os cerca de 240 alunos da rede municipal, Eja e estadual iniciam dia 22.

A Escola Municipal João Batista de Mello de Forquetinha retorna às atividades no dia 18 de fevereiro. Com 22 professores, o educandário que atende cerca de 230 crianças passou por melhorias no acesso e parte inferior das novas salas de aula. O espaço também poderá ser utilizado para recreação das crianças nos momentos de intervalo. Uma calçada de acesso ligando o pórtico de entrada até a escola também faz parte do projeto.

Em Marques de Souza o ano letivo inicia para ambas as redes no dia 22 de fevereiro. São 350 alunos na rede municipal e aproximadamente 300 na estadual. A formação para os cerca de 50 professores ocorre entre os dias 17 e 18 de fevereiro. O evento será em conjunto com os municípios de Santa Clara do Sul e Sério.

Por daiane