Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 30 de Março de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Arroio do Meio constata primeiro foco de larva do Aedes aegypti

, 26 de fevereiro de 2016 às 16h17

Arroio do Meio – Através do trabalho contínuo de monitoramento das 28 armadilhas instaladas há anos no município afim de controlar, prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde constatou essa semana o primeiro foco de larva do mosquito que pode transmitir doenças como dengue, zika vírus e chikunguya. A larva foi encontrada numa armadilha instalada no bairro Bela Vista/Estrada Geral Arroio Grande.

A secretária de Saúde, Maria Helena Matte, explica que a descoberta da larva não significa que exista a doença no município. “O mosquito transporta o vírus de uma pessoa infectada para a outra”, orienta. “Não havendo infectados, não haverá transmissão”, afirma. “Ainda assim, é o momento de reforçar o pedido de colaboração da nossa comunidade, para que cada um fique atento ao seu pátio, rua e bairro, para que não haja proliferação do mosquito na nossa cidade”, reforça.

Em função do ocorrido, a Administração Municipal organiza para este sábado, 27, um mutirão na região próxima à armadilha. Na ocasião, agentes comunitárias de saúde e agentes epidemiológicos visitarão as residências do bairro para verificar a situação dos imóveis e orientar a comunidade em relação à prevenção e combate do mosquito.

 

Por daiane

Mutirão ocorre amanhã, dia 27, na região próxima à armadilha. Na ocasião, agentes comunitárias de saúde e agentes epidemiológicos visitarão as residências do bairro para verificar a situação dos imóveis e orientar a comunidade em relação à prevenção e combate do mosquito