Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Tempo seco deve predominar até o final do mês

, 22 de janeiro de 2016 às 8h00

Vale do Taquari – As altas temperaturas registradas nos últimos dias devem continuar até o final do mês. Pelo menos esta é a previsão do Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, podendo sofrer alterações no decorrer dos dias.

Pelo que os modelos de previsão indicam no momento, até o fim do mês de janeiro, a tendência é de predominância de tempo seco, ensolarado e quente, com baixos volumes de chuvas. “Até passam algumas frentes frias de fraca atividade próximas a costa gaúcha, que impulsionam umidade sobre o Estado em alguns dias, mas, como já dito, teremos pouca chuva. Na retaguarda destas frentes frias ingressam ventos de quadrante sul no Estado, que deixarão algumas manhãs mais ‘fresquinhas’, mas às tardes serão quentes”, destacam a coordenadora do CIH Fabiane Gerhard e a auxiliar técnica Carolina J. Heinen.

Elas informam ainda que, para os meses de fevereiro e março, Institutos de Climatologia nacionais indicam precipitação e temperaturas médias, próximas da normalidade.

Já o fenômeno El Niño ainda está intenso, mas deve enfraquecer no decorrer do verão e outono. Apesar disso, ele ainda influenciará o tempo e clima da Região nos próximos meses.

Desde o início do mês de janeiro até o momento, a estação meteorológica da Univates registrou um acumulado de chuva de 39,4mm. A média histórica do corrente mês é de 120mm. O acumulado de chuvas dos meses de janeiro passados foi de: 2013 – 125,2mm, 2014 – 288,8 mm e 2015 – 340,4 mm.

Nos próximos dias os índices de radiação ultravioleta ficarão elevados sobre a região, e os índices de umidade relativa do ar baixos – abaixo dos 60% considerados ideais para o corpo humano, segundo a Organização Mundial da Saúde. Por isso, a orientação é para que a população se proteja e evite a exposição entre às 10h e 16h. E, pelo fato da umidade ficar baixa, também é recomendada ampla hidratação do corpo com líquidos, além de evitar atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia.

Por daiane