Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Julho de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Projeto Metamorfose instiga alunos a buscarem conhecimento

, 4 de dezembro de 2015 às 8h04

Capitão – A Escola Estadual de Ensino Médio de Capitão desenvolve desde julho o projeto Metamorfose. Envolvendo alunos de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, a ação tem como objetivo investigar qual é o papel da escola na motivação para a leitura em diversos gêneros, através de técnicas e atividades diferentes em vários espaços. Além dos alunos do educandário, o projeto conta ainda com a participação da direção, professores, funcionários e professores que lecionaram para estes alunos e hoje são aposentados.

O projeto semanal contava com uma hora/aula de atividades e leitura por turma. Conforme a professora coordenadora do Metamorfose, Lúcia Ames Landmeier, foi solicitado aos alunos que valorizassem mais a vida, que houvesse respeito mútuo, amizade e Deus no coração. Também se pediu para que dessem mais importância ao conhecimento, buscando a ajuda dos professores que possuem curso Superior e um grande potencial.

Além de instigar os alunos a procurarem mais a biblioteca que possui um acervo bibliográfico aproximado de 12 mil obras, também houve a necessidade de um nome para o projeto. “Através de leituras, várias ideias surgiram, até que um aluno que lia um livro sobre borboletas sugeriu Metamorfose, em decorrência do processo de transformação das borboletas. Um exemplo de luta e de cuidados que precisamos ter com a nossa vida e meio ambiente”, explica Lúcia.

Com o nome aceito, Lúcia frisa que foi bem interessante o desenvolvimento do projeto a partir dessa ideia. “Assim, para entender melhor o processo da metamorfose, os professores de Ciências explicaram aos alunos sobre seu funcionamento”. Durante cinco meses, a ação envolveu atividades como troca de experiências vividas pelos professores, funcionários e alunos; leitura e hora do conto para as Séries Iniciais; semana da música; semana da arte e semana da apresentação e leitura dos livros adquiridos pela escola.

A culminância do Metamorfose ocorreu com a semana da paz com apresentação de cartazes, poemas, mensagens de motivação pelos professores e palestra com a professora Ivete Kist para professores e alunos do noturno.

 

Por daiane